Publicado em: 16/05/2019 às 15:38
Em ação conjunta, Prefeitura recolhe pneus usados em borracharias
Mobilização, que também acontece nesta sexta-feira (17), faz parte da Campanha Estadual Livre-se Daquele Pneuzinho e reúne equipes das Secretarias da Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos
Secom

Campanha Estadual “Livre-se Daquele Pneuzinho” visa conscientizar sobre o descarte correto desses materiais para evitar riscos à saúde da população e ao meio ambiente

CLIQUE AQUI e veja o vídeo.

Equipes da Prefeitura de Araras participam de mobilização para recolher pneus usados em borracharias cadastradas no munícipio. A ação teve início nesta quinta-feira (16) e também acontece nesta sexta (17), com parte da Campanha Estadual “Livre-se Daquele Pneuzinho”, que visa conscientizar sobre o descarte correto desses materiais para evitar riscos à saúde da população e ao meio ambiente.

A ação conta com funcionários das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura, da Saúde e de Serviços Públicos e tem como objetivo também eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Juntamos três Secretarias para realizar essa ação de coleta de pneus em borracharias da cidade para acabar com possíveis criadouros de dengue e também para que esse material não seja descartado em local inadequado, prejudicando o meio ambiente”, disse Marcela Gambarotto Teixeira, diretora de divisão de Saneamento Ambiental e Educação Ecológica.

O material recolhido pelas equipes será encaminhado ao Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal), onde fica armazenado em um galpão coberto até ser recolhido pela empresa Policarpo, de Campinas. O local é o único ponto autorizado para o recebimento correto do material em Araras.

“O Complexo recebe esse tipo material de munícipes e empresas durante todo o ano. Após isso, esse material é encaminhado a empresas que realizam sua reciclagem”, explicou Marcela.

A campanha integra o Programa Município Verde Azul realizada pela  Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que tem como objetivo estimular e auxiliar as Prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

“Essa mobilização faz parte das dez diretivas norteadoras da agenda ambiental e valerá pontuação no Programa Município Verde Azul, do qual Araras participa. Promover ações como essa, que trazem benefícios que vão além daqueles que poderemos ver a curto prazo, é de extrema importância para preservarmos a saúde ambiental de nosso planeta e também das próximas gerações”, comentou o diretor de Meio Ambiente Luiz Pitelli.

Descarte correto

O único local autorizado para o recebimento de pneus usados em Araras é o Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal). A população pode encaminhar os objetos ao local de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. Não há cobrança de taxa pelo serviço de recebimento.

Por mês, são recebidos cerca de 800 pneus no local. Eles são armazenados em um galpão coberto do Complexo até serem recolhidos pela empresa Policarpo, de Campinas.

A Prefeitura informa que se algum indivíduo for pego descartando pneus em vias ou locais públicos será multado em R$ 265, conforme o Código de Postura do Município, instituído na Lei nº 1.768, de 7 de agosto de 1987. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-9950.

SecomMais de 800 pneus usados são descartados por mês em Araras