Amantes da boa leitura que costumam retirar livros da Biblioteca Municipal Martinico Prado ganharam esta semana uma importante ferramenta digital para dar ainda mais vazão ao gosto pelas letras: está sendo disponibilizado pela Prefeitura o sistema de consulta on-line ao acervo do local, um dos mais importantes marcos culturais do município.
Com esse sistema, acessível por meio da página inicial do site oficial de Araras – araras.sp.gov.br, será possível ao cidadão consultar o acervo da Biblioteca e saber se o livro desejado está ou não disponível para retirada.
Inteiramente desenvolvido pela equipe de T.I. (Tecnologia de Informação) da própria Prefeitura, o sistema tem dupla função: ajudar o cidadão a encontrar com rapidez o livro que deseja retirar da biblioteca e agilizar a gestão do acervo pelos próprios servidores do local.
“Com esse sistema, internamente também a Biblioteca teve ganhos, pois agora quando um livro é entregue a um munícipe, sua saída é registrada, assim como quando ele retorna. Dessa forma fica mais fácil controlar o fluxo e saber com rapidez quais livros não retornaram no prazo combinado. O sistema até mesmo calcula o valor da multa diária correspondente”, explica Ericksander Guizelini Carvalho, diretor do Departamento de T.I.
Num futuro próximo, o sistema poderá evoluir para disponibilizar outros recursos, como a reserva on-line de volumes. “Gradativamente poderemos aprimorar os recursos para dar mais eficiência ao atendimento do cidadão e à gestão do acervo”, complementa Carvalho.
Para acessar o sistema é preciso, ao abrir a página inicial do site da Prefeitura, clicar no botão “Biblioteca Municipal – Consultar Acervo”, posicionado na parte superior da home page.
Com isso o internauta acessará um formulário onde poderá efetuar a consulta, tanto pelo título da obra quanto pelo nome do autor. O sistema responde com uma lista, contendo, se o título fizer parte do acervo, os volumes existentes, a data da edição, o nome da editora e o status – se está disponível ou não para retirada.
Também é possível, nessa mesma tela, o internauta comunicar-se com os funcionários responsáveis pela Biblioteca, enviando dúvidas, críticas ou sugestões em formulário específico.
Secom/PMA