A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 07/08/2025 às 16:01
Está aberta oficialmente a campanha “Agosto Lilás” em Araras
Evento de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira (7) na Câmara Municipal com a palestra "Políticas Públicas de Proteção à Mulher"
Abertura oficial do "Agosto Lilás" aconteceu nesta quinta (7), na Câmara Municipal. Créditos :SMSPDC-PMA

 

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, abriu oficialmente a campanha “Agosto Lilás” na manhã desta quinta-feira (7), em evento realizado na Câmara Municipal de Araras, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher.

Neste primeiro encontro gratuito e aberto ao público, os presentes acompanharam a palestra “Políticas Públicas de Proteção à Mulher”, ministrada pela coordenadora da Proteção Social Especial de Araras, Bianca Barbosa do Vale.

Também foi apresentada durante o evento toda a programação da campanha em Araras, no mês de agosto. “Ao longo desse mês, teremos mais palestras, panfletagens, orientações e outras ações sobre esse tema tão importante em nossa sociedade atual”, comentou Viviane Zanchetta, supervisora técnica e operacional da Secretaria.

A Campanha “Agosto Lilás”, Políticas Públicas de Proteção à Mulher, realiza ações coordenadas com o intuito de conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher e propor reflexões sobre a história da construção dos direitos das mulheres no Brasil e os tipos de violência. Vale destacar que a Lei Maria da Penha completou 19 anos, neste dia 7 de agosto.

“É um mês especial, de muito trabalho, de capacitação, de orientação e de divulgação de informações para que em nossa cidade as mulheres estejam protegidas, saibam identificar e denunciar os diversos tipos de violências sofridas e estejam amparadas caso isso ocorra. Não dá para suportar o aumento no número de casos de violências contra as mulheres, são vidas em risco, e todos temos que agir”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Laura Giachetti Botezelli.

 

Apoio da GCM

A abertura da campanha contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, que salientou a importância do evento para estabelecer programas de combate à violência contra a mulher no município de Araras. “A Guarda Civil Municipal participa ativamente por meio dos atendimentos da "Patrulha Maria da Penha", programa que fornece acompanhamento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e que possuem medidas protetivas”, disse Beraldo.

Ele também destacou o programa “Anjos da Guarda" que, por meio de palestras preventivas e educativas nas escolas, ressalta quais são as formas de violências sofridas pelas mulheres e como as vítimas e familiares devem agir utilizando a rede de proteção disponível.        

 

Agosto Lilás

O mês de agosto foi escolhido para a realização da campanha, pelo Governo Federal, por conta da sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil.

O objetivo do “Agosto Lilás” é sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência contra a mulher e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e de proteção para as vítimas.

Em caso de violência ou abuso físico, sexual, psicológico, moral ou patrimonial, ligue 180. Você também pode denunciar pelo aplicativo “Está Acontecendo” ou acionar um dos telefones da rede de proteção:

 

Guarda Municipal – 153

Polícia Militar – 190

Patrulha Maria Da Penha – (19) 99703-4966 e (19) 3541-1532

Creas – (19) 3547-9307

Anexo Maria Da Penha – (19) 3541-1881

Delegacia Da Mulher – (19) 3542-1054

Câmara Municipal de Araras e Procuradoria Especial da Mulher – (19) 3543-3300

 

Agosto Lilás – Programação em Araras

De quinta-feira à domingo (14, 15, 16 e 17/08) às 19h – Panfletagem na Festa do Peão de Araras, com servidores da Secretaria de Assistência Social e da Procuradoria Especial da Mulher.

 

Quinta-feira (21/08) às 9h – Palestra “Por Todas Elas: Vozes que Não se Calam”, no CEU “José Olavo Paganotti”, com Bárbara Hilsenbeck e Sexteto Violetas. Aberto ao público.

 

Quinta-feira (21/08) às 20h – Apresentação da Orquestra “Despertando Violetas” em Parceria com a Usina São João, no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo”. Aberto ao público. Entrada gratuita, ingressos no site Sympla.

 

Terça-feira (26/08) às 9h30 – “Vozes de Agosto: Por um Mundo Sem Violência”. Ação com as famílias atendidas no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

 

Sexta-feira (29/08) às 14 e às 15h – “Canções do Interior: Conectando Gerações”, com AnieRafa. Apresentação para estudantes da rede municipal, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”

 

Secom/Prefeitura de Araras