A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 01/11/2016 às 11:53
Creche do Jardim São Luiz entra na fase de acabamento
Nova unidade está sendo construída na Rua Natal Mussarelli, ao lado da Emef Júlio Ridolfo; aproximadamente 150 novas vagas serão criadas para bairros da zona oeste; escola leva nome do professor Angelo Carminatti Sobrinho

 

A nova creche construída no Jardim São Luiz está entrando em fase de acabamento. A informação é da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, responsável pela gestão da obra, custeada com recursos municipais.

 A unidade de ensino infantil, que vai gerar até 150 vagas para crianças de zero a cinco anos na região oeste, levará o nome do professor Angelo Carminatti Fabri e sua inauguração deve ocorrer até meados de dezembro deste ano pois, além de finalizar os detalhes e acabamentos do prédio em si, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, providenciará a instalação de todo o mobiliário, eletrodomésticos e demais equipamentos necessários ao funcionamento da creche.

O edifício trará novidades que irão gerar economia de energia para a unidade: a instalação de sistemas de aquecimento solar e de luzes de led em toda a escola, que tem 1.105 m² e contará com oito salas, dois fraldários, banheiros masculino e feminino com chuveiros, banheiro destinado a pessoas com necessidades especiais, playground, reservatório com caixa elevada, cisternas para captação de águas de chuva, sala de dentista, refeitório, espaço para apresentações da escola e área de recreação.

De acordo com o secretário de Planejamento, arquiteto Fábio Augusto Franco, que também acumula a pasta de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, a unidade está com mais de 75% das obras concluídas e até mesmo partes da pintura já estão sendo preparadas. “A obra está fluindo de forma adequada e como muito do que há para fazer agora é em espaços protegidos do mau tempo, a tendência é de que os trabalhos não sofram interrupções importantes. Estamos acompanhando a instalação de metais, piso vinílico, revestimentos e etapas de impermeabilização e preparação das paredes para pintura”, descreveu.

Quem foi o patrono da escola

 

Filho de imigrantes italianos, Angelo Carminatti Sobrinho nasceu em 21 de abril de 1914 e casou-se em 1941 com Antonia Cabrini Carminatti, com quem teve 12 filhos: Sérgio José,  Tarcísio Luiz, Maria Augusta,  Maria  Isabel,  Alexandre  Luiz,   José,  Ângelo  Francisco,  Maria Inês, Carlos Antonio, Maria Marciana, Maria Denise e Luiz  Alberto, além de 22 netos  e 5 bisnetos.

Cursou  o  Primário,  São   Paulo/SP,  onde   fora   morar,  após   o falecimento de sua  mãe, e depois cursou  o  Ginasial,  no   Colégio  São   Manoel,  dirigido  pelos  Padres Salesianos de  Dom  Bosco  na cidade de Lavrinhas/SP.

Chegou a formar-se técnico em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Araras, ainda em 1952. Depois fez Licenciatura para atuar como professor secundário, estudando em São Carlos.

Professor Angelo Carminatti Sobrinho morou na rua Santa Cruz onde, por aproximadamente 20 anos, deu aular particulares de diversas matérias, tanto para reforço escolar quanto para turmas que se preparavam para enfrentar concursos públicos. Lecionava até mesmo datilografia.

Desde 1942 já substituía professores titulares de Inglês e Matemática no Ginásio Estadual Dr. Cesário Coimbra, onde, em 1957, efetivou-se como professor de Matemática, lecionando até a data do seu falecimento.

Chegou a dar aulas também na Escola Técnica de Comércio e no Insa (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora), bem como no Colégio Comercial Conde Silvio Penteado, do qual foi sócio fundador e diretor.

Atuou também como comerciante, principalmente à frente da Livraria e Papelaria Santa Cruz.

Outra    atividade   que    sempre  exerceu,   com    toda    a   seriedade   e dedicação que  lhe  eram  peculiares, foi  a de  Contabilista, desde 1943,  tendo fundado em  1.949, o Escritório Brasil, ao  qual  também dedicou-se  até  sua morte.

Faleceu em 16 de dezembro de 1977, deixando saudades o legado de uma vida profícua dedicada de maneira especial à educação e ao conhecimento.

Além da creche no Jardim São Luiz, a Prefeitura também está com outras duas unidades em construção, nos bairros Jardim Dalla Costa, que levará o nome da professora Francisa Maria Mendes Marques (Dona Chica) e no, Jardim das Nações, onde a creche terá o nome de Israel Steveson Fedatto.

Essas duas obras estão com cerca de 95% dos trabalhos concluídos e dependem de repasse de recursos do governo do estado.

Secom/PMA