A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, adere mais uma vez à campanha Julho Amarelo, que trata da conscientização e prevenção das hepatites virais, instituída pela Lei nº 13.802/2019, para alertar a população sobre a doença e reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle.
“Nesse mês as unidades de saúde voltam as atenções para informar sobre as hepatites e os sintomas e, principalmente, trabalhar a prevenção e o diagnóstico precoce, incentivando a realização dos testes rápidos”, disse o secretário municipal da Saúde, Romildo Borelli (Baiano da Farmácia).
As hepatites virais podem ser silenciosas, demorando para apresentar qualquer sintoma. O diagnóstico tardio pode levar a complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. Por isso, a prevenção e o tratamento precoces são essenciais.
Em Araras, os testes rápidos para as hepatites B e C podem ser feitos gratuitamente em qualquer posto de saúde ou no SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro De Testagem e Aconselhamento), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Francisco Paulo Russo, 119, Centro.
Sintomas das hepatites
Perda de apetite;
Dor de cabeça;
Mal-estar;
Enjoo e vômito;
Urina escura;
Fezes claras;
Pele e olhos amarelados;
Dor nas juntas;
*Caso tenha algum sintoma, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Cuidados
Evite contato direto com sangue;
Não compartilhe seringas e agulhas;
Não compartilhe materiais de uso pessoal – escova de dentes, lâminas de barbear e de depilar;
Tenha seu próprio kit de manicure – tesoura, alicate, espátula;
Na hora de tatuagem ou piercing, todo o material deve ser descartável;
Use preservativos em todas as relações sexuais.
Secom/Prefeitura de Araras