A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil divulgou os dados dos acidentes de trânsito em Araras, de janeiro a maio deste ano. A partir dos dados obtidos pelo Departamento de Análise e Estatística, foi possível observar que os acidentes mais frequentes, e de menor gravidade, acontecem no centro da cidade, nos horários de maior movimento, entre 11h e 13h30 e 16h20 e 18h.
“No Centro, os acidentes costumam acontecer em cruzamentos, os locais mais frequentes são entre as ruas Nunes Machado e Silva Jardim, Coronel Justiniano e Marechal Deodoro, Visconde do Rio Branco e Barão de Arary, América e Tiradentes”, explica o secretário da pasta, João Tranquillo Beraldo. Ele destaca ainda que nesses pontos os acidentes se dão por desatenção dos motoristas e, na maioria dos casos, porque estão de olho no celular.
Já aos finais de semana, os acidentes acontecem com mais frequência nas avenidas da cidade e geralmente estão relacionados a alta velocidade dos carros e motos, o que aumenta também a gravidade dos acidentes. Segundo o Departamento de Análise e Estatística, as Avenidas onde são registrados mais acidentes de trânsito na cidade são: Augusta Viola da Costa (próximo ao hospital Pró-Saúde e ao Estádio Hermínio Ometto), Maria Muniz Michielin (próximo ao bairro Parque das Árvores) e Ângelo Franzini (próximo ao cruzamento com a SP – 191).
Queda no número de acidentes
O município registrou queda em todos os índices, quando se compara o mesmo período (de janeiro a maio) de 2024 e 2025. Os acidentes de trânsito com vítimas caíram de 139 para 109, enquanto os sem vítimas foram de 34 para apenas 13 nos primeiros cinco meses deste ano.
Os acidentes envolvendo motocicletas também tiveram queda significativa, passando de 117 para 77. Além disso, foram registrados nove atropelamentos de janeiro a maio de 2024 e seis no mesmo período de 2025.
Secom/Prefeitura de Araras