A composição do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) foi alterada e passará a contar com membros de três novos segmentos da sociedade civil: imprensa, taxistas e representantes de universidades. Reuniões são realizadas com membros desses segmentos para que cada um deles possa escolher seu titular e suplente.
Na última quinta-feira (14), foi realizado encontro com integrantes da imprensa de Araras, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda. Estiveram presentes a jornalista Gabriela Grigoletto da Rede Opinião de TV, Márcia Cunha proprietária da Revista Expressão, o radialista Ademir Coghi, da Rádio Fraternidade AM, o radialista Sérgio Tamiazo, da Gospel FM, Patrícia Salvador, da imprensa da Acia (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras) e Camila Úrsula Camacho de Castro Gonçalves Dias, da imprensa da Câmara Municipal de Araras.
Na próxima terça-feira (19), o Comtur e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico irão se reunir com representantes de universidades de Araras.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Leonardo Dias coordenou a reunião e apresentou todos os avanços do município no último ano pra fomentar o turismo em Araras. “Quantos mais segmentos o Comtur tiver melhor será pra o desenvolvimento turístico. Mais ideias serão desenvolvidas por especialistas de áreas diversas. Essa é nossa intenção. Envolver o máximo de membros da sociedade civil para que as decisões sejam tomadas tendo a participação de todos”, afirmou o secretário.
A Lei nº 4875, de 28 de junho de 2016, do Poder Executivo, alterou a composição do Comtur, acrescentando os novos segmentos. O órgão é composto por 1/3 de representantes do Executivo e mais 2/3 da Sociedade Civil. Portanto, o Conselho ficou formado por sete representantes do Poder Executivo, sendo: um da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda; um da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Cidadania; um da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais; um da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade; um da Secretaria Municipal de Educação; um da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer Atividades Motoras; um do Departamento de Meio Ambiente; e Sociedade Civil - um representante da sociedade civil, especialista na área de Turismo - Guias de Turismo e/ou Bacharel em Turismo; um representante da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras – ACIA, um representante do SENAC; um representante do SESI; um representante da Imprensa; um representante das Universidades; dois representantes das Agências de Turismo; dois representantes dos proprietários dos Hotéis, Pensões, Pousadas e Restaurantes; dois representantes dos Artistas, Fotógrafos, Músicos e Artesões locais; um representante dos taxistas; um representante do Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo; um representante de ONGs culturais e/ou ambientais e um representante de Associações ou Cooperativas da Zona Rural.
As reuniões do Comtur acontecem sempre nas primeiras segundas-feiras de cada mês, com cronograma sujeito a mudanças.
Realizações do Comtur em um ano
A reativação do Comtur em 2015 cumpre um dos requisitos essenciais para que Araras possa obter o título de Município de Interesse Turístico.
Há um ano, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) era reativado com a posse de novos membros, realizada em maio de 2015. Desde então, o Conselho vem trabalhando para o fomento do turismo local e definindo estratégias para o desenvolvimento do setor em Araras.
Umas das principais ações foi a atuação decisiva para elaboração do primeiro Plano Diretor de Turismo de Araras. Com a confecção do Plano, Araras estará a um passo de obter o título de cidade de interesse turístico. Isso porque o documento agora foi anexado aos autos do processo do projeto de Lei Estadual nº 75/2016, que pretende classificar Araras.
Outra ação importante do Comtur foi o convênio firmado com a AMITur. Com a iniciativa, a cidade poderá pleitear palestras e outros eventos sem custos aos cofres públicos. A AMITur possui uma gama de especialistas em diversas áreas de turismo e poderá levá-los para a cidade gratuitamente.
A iniciativa visa à formação profissional e capacitação de todos aqueles profissionais que estão direta ou indiretamente envolvidos com turismo na cidade.
Além disso, o Comtur também conseguiu reinserir Araras no programa Roda SP, fez com que a cidade participasse do Salão São Paulo de Turismo, uma das maiores feiras do setor no Brasil.
Outra ação, foi amadurecer a ideia da implantação de um trem sobre rodas na cidade. Apresentada ainda em forma de teste, a iniciativa envolve um bonde turístico que deverá, em breve, fazer parte das cenas urbana e rural de Araras. Em outubro, um bonde semelhando ao que pode ser implantado na cidade ficou estacionado na Praça Barão e depois saiu para um passeio demonstrativo levando convidados – membros do Comtur, imprensa e algumas autoridades – até o Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago).
O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento e do Comtur com a apresentação foi colher subsídios para finalizar estudos que deverão resultar na criação do passeio turístico com um veículo similar em Araras.
O Comtur pretende ainda dar passos importantes para o desenvolvimento turístico. Umas das ações é a implantação de atividades de arvorismo e tirolesa no Parque Ecológico, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Além disso, outras metas foram traçadas, como melhorar a sinalização turística no município; instalar um Posto de Informações Turísticas; trabalhar mais intensamente na produção de material de divulgação da cidade e a participar do programa de regionalização do Ministério do Turismo, entre outras ações.
Secom/PMA