As três novas creches construídas pela Prefeitura de Araras já possuem denominações propostas pela administração municipal.
Os projetos de lei que propõem homenagens a três cidadãos ararenses foram protocolados na Câmara Municipal e devem ser votados na sessão camarária que acontece nesta segunda-feira (30).
Os projetos referem-se à denominação das unidades construídas nos Jardins Dalla Costa, Nações e São Luiz..
A nova creche no Jardim São Luiz está sendo construída com recursos próprios da Prefeitura e a proposta é que seja denominada de professor Ângelo Carminatti Sobrinho. Carminatti foi um professor muito querido pela população, comerciante e também contabilista, profissão a qual se dedicou até sua morte, em 1977.
A unidade no Jardim São Luiz irá gerar 150 vagas em período integral para crianças de 0 a 5 anos. Com área de 1.105 m², a escola contará com oito salas, dois fraldários, banheiros masculino e feminino com chuveiros, banheiro destinado a portadores de necessidades especiais, playground, reservatório com caixa elevada, cisternas para captação de águas de chuva, sala de dentista, refeitório, espaço para apresentações da escola e área de recreação.
Além disso, uma inovação em construções de creches, realizadas pela atual administração, será a instalação de luzes de led em toda a escola, o que trará mais economia de energia. Outra novidade é a instalação de aquecedor solar para gerar energia para os chuveiros e para os fraldários.
Outras creches
Mais duas creches tiveram projetos de lei de denominação encaminhados à Câmara. Uma delas está sendo construída no Jardim Dalla Costa e pode levar o nome da professora Francisca Maria Mendes Marques. Dona Chica, como era comumente conhecida, atuou como professora por anos na cidade e possuía vasto currículo acadêmico, como graduação em Letras, diversas especializações nas áreas de ensino e administração, além de mestrado em Educação.
Além disso, em 2009, passou no vestibular de Direito no Unar/Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson, onde cursou até dezembro de 2011. Foi considerada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a aluna mais idosa do Brasil. Faleceu em dezembro de 2011.
Já a creche construída no Jardim das Nações pode ter, segundo o projeto de lei, o nome do historiador Israel Steveson Fedatto.
Cada uma das duas unidades abrigará 150 alunos em período integral e medirá 813,78 m² de área construída, em terreno 3,6 mil m². As unidades são construídas por meio de recursos do Creche Escola, do Governo do Estado, com contrapartida da Prefeitura. Uma outra creche também está sendo construída, por meio dos mesmos recursos, no Residencial Warley Colombini.
Horácio Busolin Júnior / Secom