Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 17/05/2016 às 15:22
Procon realiza mutirão online de renegociação de dívidas
Serviço está disponível ao consumidor e ao microempreendedor individual por meio do site www.consumidor.gov.br

O Procon Araras realiza até o dia 30 de maio, mutirão online de renegociação de dívidas.  A ação permitirá ao consumidor e aos MEIs (Microempreendedores Individuais) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio do site www.consumidor.gov.br.

Para participar, o consumidor ou MEI deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos.

Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

“Essa é uma ótima oportunidade para que os consumidores “superendividados” e os Microempreendedores Individuais possam renegociar suas dívidas ganhando algum desconto e com isso reduzir a restrição em seu CPF para poder voltar a ter seu crédito parcelado liberado na praça”, comenta o diretor do Procon Araras, Kleber Luzetti

Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma irão receber indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

O mutirão integra a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, ação realizada conjuntamente entre o Procon Araras, Fundação Procon SP, Senacon, Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa.

Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento
Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas.

Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.

Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentados os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar e as pendências. As micro e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.

Antes de fazer uma renegociação é importante se preparar. Alguns empresários acabam misturando as contas da empresa com os gastos pessoais e essa iniciativa pode colocar em risco tanto o negócio, quanto as finanças pessoais. Para ajudar esses empresários, a Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, com uma série de dicas.

Empresas participantes

Banco do Brasil
Aliança do Brasil
Ativos S.A
Banco do Brasil
BB Consórcios
BB Seguro Auto
Brasilcap
Brasilprev Seguros e Previdência
Mapfre Seguros
Ourocard

CREFISA
BMG
Banco BMG
Banco Cifra
BCV

Bradesco
American Express - Amex
Banco Bradesco
Bradescard
Bradesco Auto/RE
Bradesco Capitalização
Bradesco Cartões
Bradesco Consórcio
Bradesco Financiamentos
Bradesco Leasing
Bradesco Promotora
Bradesco Saúde
Bradesco Seguros
Bradesco Vida e Previdência

BV
Banco Votorantim
BV Financeira
BV Leasing

Caixa Econômica Federal
Caixa Capitalização
Caixa Consórcios
Caixa Econômica Federal
Caixa Previdência
Caixa Seguros
Caixa Seguros Saúde

Itaú Unibanco
Banco Fiat
Banco Itaú Unibanco
Consórcio Fiat
Credicard
Financeira Itaú Americanas
Garantec
Hipercard
Itaú BMG Consignado
Itaú Consórcio
Itaú Seguros
Itaú Seguros Auto e Residência
Itaú Unibanco Capitalização
Itaú Unibanco Consignado
Itaú Unibanco Crédito Imobiliário
Itaucard
Itauleasing
Luizacred

Banco Intermedium
Banco Pan (Panamericano)
Santander
Banco Santander
Banco Santander Cartões
Getnet
Santander Financiamentos
Santander Financiamentos (Aymoré)

Tribanco
Tribanco
Tribanco Seguros
Tricard



Secom/PMA
Com informações do Procon