A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 09/12/2015 às 12:15
Aulas de tênis: alunos da rede municipal treinam pela primeira vez em quadra oficial
Última aula do ano foi realizada na Associação Atlética Ararense (AAA), na terça (8); projeto de massificação conta com alunos da Emef Profª Adalgisa P.B Franzini e Emeief Profª Maria Zélia Padovani Martins Pereira

Pela primeira vez, os alunos da Emef Professora Adalgisa Perim Balestro Franzini e da Emeief Professora Maria Zélia Padovani Martins Pereira (Caic), participantes do projeto de massificação de tênis, realizado na rede municipal de ensino, treinaram em uma quadra oficial da modalidade esportiva.

A última aula do ano do projeto aconteceu na última terça-feira (8), na quadra de saibro da Associação Atlética Ararense (AAA), uma das parceiras do projeto, junto com o Instituto Tênis, organização privada e sem fins lucrativos.

Incentivador do projeto, o vereador Breno Cortella acompanhou as atividades e se diz entusiasmado com essa integração. “É bem positiva a integração dos alunos da rede pública com instituições de peso como estas que estão envolvidas nesse projeto. É uma oportunidade relacionada ao esporte e também à cidadania”, disse ele.

Na mesma linha vai a professora de educação física da Adalgisa. “Essa última aula foi muito prazerosa para os nossos alunos. Muitos, aqui, nunca pisaram em uma quadra oficial de tênis. A realização deste projeto ao longo do ano tem sido revolucionária na vida deles, pois, possibilita uma vivência esportiva que eles não conheciam. Eles ficaram maravilhados”, disse a professora do Adalgisa, Ana Paula Morgado.

Iniciado no mês de junho nas escolas municipais, o projeto conta com mais de 100 alunos participantes, com idade entre 7 a 12 anos.

Para o coordenador de esportes da AAA, João Fabiano Salviato a massificação do tênis no munícipio está dando bons resultados.

“Quando nós trouxemos essa parceria do Instituto Tênis para Araras, queríamos que não ficasse restrito somente ao nosso clube, mas dar oportunidade os que não conheciam o esporte. A ideia de expandir o projeto para as escolas foi do Marcelo Motta, coordenador do Instituto, que já tinha trabalhado em alguns projetos semelhantes. Estamos muito felizes com esta ação, a criançada está curtindo muito às aulas. Araras é um dos sete polos do Instituto Tênis no Brasil”, comentou Salviato

De acordo com o cronograma dos treinamentos estabelecido pela Secretaria de Educação e do Instituto Tênis, as aulas acontecem duas vezes a cada mês, e as “lições” não são apenas para as crianças do ensino fundamental, mas também aos professores municipais, que recebem capacitação da modalidade. As aulas acontecem no decorrer das atividades de Ensino Integral, ocorrendo no horário inverso das aulas normais.

“O objetivo do projeto do Instituto Tênis é passar a vivência do esporte para os que não o conhecem e fomentar essa relação esportiva. No espaço escolar, isso se torna muito mais significativo, muito mais prazeroso. Tirar o estigma de que o tênis é de elite. Por ser um esporte individual, o tênis pode agregar muito aos estudantes, na tomada de decisões, concentração, atenção, entre outros aspectos”, disse o coordenador do Projeto de Massificação do Instituto Tênis, Marcelo Motta.

Em 2016, os treinamentos da modalidade esportiva nas escolas estão previstos para o início do ano letivo. Além das alunas de tênis, as atividades do Ensino Integral de Araras englobam aulas de reforço escolar, dança, teatro, entre outras. Mais informações sobre o projeto de tênis podem ser obtidas pelo telefone 3543-8200.

 

Anderson Cândido/Secom