A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 07/10/2015 às 13:12
Biblioteca Itinerante ficará na Praça Barão até esta sexta-feira
Depois, ônibus adaptado parte para o bairro rural Morro Grande e percorrerá todas as regiões da cidade até dia 18 de dezembro, com acervo de mais de 1,4 mil livros; projeto foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (7)

A Biblioteca Itinerante, projeto inaugurado nesta quarta-feira (7) pela manhã na Praça Barão de Araras, fica em frente à Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio até sexta-feira (9) e depois segue para o bairro rural Morro Grande, iniciando, assim, um itinerário que cobrirá praticamente todas as regiões da cidade, até dia 18 de dezembro.

Com acervo em torno de 1,4 mil livros, comprados pela Secretaria Municipal de Educação, ou doados pelas fundações Educare e Itaú, a Biblioteca Itinerante funciona num ônibus adaptado para receber crianças e adultos.

Junto com o acervo, o ônibus leva também a contação de histórias, sob responsabilidade da professora Ana Regina Ernandez, coordenadora dos projetos de incentivo à leitura na Secretaria.
Fruto de indicação do vereador Valdevir Carlos Anadão, o professor Dê, a Biblioteca Itinerante conta também com apoio do TCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo), que cede motoristas para conduzir o veículo pelos itinerários que envolvem as escolas da rede municipal.

Cada escola do roteiro terá o ônibus em seu perímetro por determinado período. Nesta primeira fase, 24 unidades de ensino serão contempladas. Há uma programação no site www.araras.sp.gov.br para consulta e as escolas receberão faixas de divulgação antecipadamente, visando convidar os moradores do entorno, além dos próprios alunos, a aproveitarem mais esse recurso, que visa democratizar o acesso à leitura e aos livros.

Inauguração movimentou a praça
A presença do ônibus adaptado em plena Praça Barão chamou a atenção de muita gente, que parou para assistir ao lançamento do projeto.

O vereador Dê agradeceu todos os parceiros do projeto e ao prefeito Nelson Dimas Brambilla, através da Secretaria Municipal de Educação, por ter acolhido sua indicação feita na Câmara Municipal. “O senhor tem sempre investido bastante em Educação. Esse é um projeto para colhermos frutos. Uma semente plantada. A Educação é assim, nós precisamos cuidar pois cuidando bem, colhe-se os frutos em médio e longo prazos. Mas se a gente abandona a Educação, os efeitos negativos são sentidos imediatamente na sociedade”, alertou.

A secretária de Educação Elizabeth Cilindri disse que o ônibus dá mais força ao trabalho de incentivo à leitura feito na rede municipal. “O ônibus não deixa de ser algo diferente, interessante para as crianças, lúdico até. E isso fará também com que se sintam ainda mais motivadas a ler. Assim como atrairá também quem mora perto da escola onde ele estará estacionado”, previu ela.

A vereadora Magda Celidório, presidente da Câmara e que também participou do evento de inauguração, lembrou que hoje, com a tecnologia digital, muitas crianças não estão sendo apresentadas aos livros. “As crianças usam o computador, os tablets, smartphones, que são muito bons, mas não substituem a experiência de se folhear um livro e viajar com a história”, afirmou ela.

O vereador Breno Cortella, outro que também prestigiou o evento, parabenizou o colega professor Dê e lembrou que ele vinha guardando livros até em seu gabinete na Câmara para contribuir com o projeto. “Então vemos que é um sonho que vinha sendo construído aos poucos e que teve essa sensibilidade da Prefeitura acolher e transformar em realidade”, declarou.

A população também poderá doar livros para o acervo da Biblioteca Itinerante, mas eles passarão sempre pela triagem da coordenação do projeto.

Em seu discurso durante o lançamento do projeto, o prefeito Brambilla defendeu o aproveitamento de um ônibus que o TCA cedeu para viabilizar a empreitada. “Isso nos deu a chance de não depender de grandes volumes de recurso. O ônibus já existia, foi todo recuperado, adaptado. Com isso, fizemos um investimento que se destaca pela criatividade, capricho e carinho. São projetos simples como este, mas feito com tanto amor, que de fato mudam a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito reiterou o valor da leitura como impulsionador da formação de crianças, jovens e adultos. “Quem lê vai mais longe. Lê-se pouco ainda no Brasil. E para muitas famílias o acesso aos livros é difícil. Então, essa Biblioteca Itinerante vem para facilitar esse acesso e facilitar o saber”, disse ele.

Clique aqui para conferir o itinerário da Biblioteca até dia 18 de dezembro.

Secom/PMA