A Secretaria Municipal de Educação abriu licitação para aquisição de 25 kits de livros, contendo 220 itens. Os livros são destinados a crianças de 0 a 5 anos e irão abastecer bibliotecas de todas as escolas de ensino infantil da rede municipal de ensino.
Na lista estão livros com fantoches, livros sonoros com áudio em DVD, livros almofadados, livros de banho, livros de pano com chocalho, livros que com minilousa mágica, livros cartonados com madeira, livros interativos, entre outros tipos.
Entre as novidades estão as chamadas publicações dedoches, espécie de livros com fantoche de dedos. Com esses tipo de livro é possível contar histórias de maneira mais lúdica e divertida, por conta do movimento dos dedos e das mãos. É possível até criar teatrinhos com efeitos de luz, deixando a leitura mais atrativa para as crianças.
De acordo com a coordenadora do projeto de leitura da Secretaria, Ana Regina Ernandes dos Santos, a aquisição irá reforçar as bibliotecas com títulos atualizados e novos itens. “Todo ano, as bibliotecas das escolas são atualizadas. Procuramos comprar novos títulos criativos e inovar na escolha dos itens. O objetivo é incentivar cada vez mais leitores e fomentar o projeto de contação de histórias. As escolas também irão receber orientações neste sentido para que saibam utilizar de maneira pedagógica os livros”, disse.
A aquisição cumpre o que está na proposta pedagógica de ensino infantil, que busca incentivar o hábito pela leitura, a utilização e manuseio de livros, proporcionando a ampliação do universo cultural dos alunos e o gosto pela leitura compartilhada como forma de aprendizado, socialização e interação.
Além disso, a iniciativa contempla os objetivos da proposta pedagógica, aplicando assim os seis eixos educacionais estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). São eles: Eixo Movimento, Eixo Artes Visuais, Eixo Linguagem Oral e Escrita, Eixo Natureza e Sociedade e Eixo Matemática.
Os livros serão adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Araras. A licitação para compra dos livros será realizada na modalidade pregão presencial. O pregão acontece nesta sexta-feira (24), na Sala do Pregão da Coordenadoria de Compras, na Rua Pedro Álvares Cabral, Centro.
A pasta com o edital e os anexos está disponível no site da Prefeitura - www.araras.sp.gov.br - ou na Coordenadoria de Compras, Rua Pedro Álvares Cabral, Centro. O material estará disponível na Coordenadoria de Compras até o dia imediatamente anterior à data estabelecida para entrega dos envelopes resultantes da participação no certame.
Horácio Busolin Júnior /Secom