Tornar Araras cada vez mais a Cidade das Árvores é a meta principal do Departamento de Meio Ambiente que, em dois anos, realizou e monitorou o plantio de 4.202 mudas de árvores, sendo 3.850 em áreas verdes e mais 352 em passeios públicos.
Trabalhos de educação ambiental também somaram o plantio de 1.492 mudas em escolas da cidade, resultado ou de ação junto com estudantes ou plantadas pelas unidade escolares.
Os números foram divulgados pelo DMA, órgão veiculado ao Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras), e envolvem ações realizadas em 2014 e 2015. O gestor ambiental do DMA Daniel Kobori explica que os plantios foram realizados pelo departamento e também por empresas e proprietários de loteamentos.
“Além de realizar o plantio, também orientamos empresários e proprietários de loteamentos para o manejo correto e a indicação das melhores áreas públicas que precisam de arborização”, explicou.
O Departamento quer intensificar ainda mais a arborização urbana e, para isso, pede também a participação da população. Esse é o foco o novo projeto Araras Mais Verde, lançado no último sábado (13), em área verde, localizada próximo às avenidas Loreto e José Marques da Silva, em frente ao Clube dos Bancários.
No local, foram plantadas 40 mudas de espécies nativas variadas, como ipê branco, ipê amarelo, jequitibá, pau-ferro, jacarandá, jerivá, oiti, entre outras. O evento contou com a participação de integrantes do grupo de escoteiros Arara Azul e dos vereadores Breno Zanoni Cortella e Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê).
O Projeto Araras Mais Verde tem como objetivos principais arborizar áreas onde há carência de árvores no município; sensibilizar, conscientizar e incentivar a participação popular gerando multiplicadores nas ações de arborização urbana e questões ambientais; e gerar um programa de educação ambiental quanto ao tema arborização urbana que tenha caráter contínuo.
O projeto incluirá nesta primeira fase o plantio em outras três áreas: Bosque 500 anos (Jardim Cândida), Praça Mário Vieira (Jardim Pedras Preciosas) e Praça Jorge Assumpção (José Ometto).
A arborização urbana traz muitos benefícios aos municípios. Mais que o embelezamento estético da paisagem urbana, a arborização ameniza a poluição sonora, permite a infiltração da água da chuva no solo atingindo os lençóis freáticos, abrigo a fauna, reduzem significativamente a poluição do ar, proporcionam conforto térmico e bem estar psicológico as pessoas, protegem o lençol freático, amenizam a força do vento, valorizam imóveis, proporcionam aumento na umidade relativa do ar, reduzem impactos do aquecimento global, diminui o microclima amenizando o efeito das ilhas de calor entre outros.
A ideia do projeto é estimular ainda mais a educação ambiental. As atividades de plantio serão amplamente divulgadas na mídia em geral, assim como informações sobre a importância da arborização urbana.
O projeto também tem por objetivo fomentar a formação de agentes socioambientais, multiplicando assim as ações voluntárias em prol da preservação ambiental.
Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente deste ano envolveu inúmeras ações de conscientização, mas teve como foco o lançamento de novos projetos que visassem o desenvolvimento sustentável.
O primeiro deles foi é o Programa Interno de Coleta Seletiva (Pics) do Saema, que entrou em vigor no dia 1º de junho. A iniciativa tem por objetivo a implantação de um sistema de coleta seletiva na autarquia e destinação do material coletado para a Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa.
Já outro projeto importante lançado na última quinta-feira (11) foi o programa Selo Verde. De autoria do Executivo, a iniciativa foi apresentada à população junto ao lançamento do Fundo Municipal de Meio Ambiente na Câmara Municipal.
O Selo Verde atende à indicação feita pelo vereador Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê) e possibilitará a concessão de certificado socioambiental, com o objetivo de reconhecer pessoas jurídicas que contribuem para o desenvolvimento sustentável, por meio de medidas de proteção, preservação e recuperação do meio ambiente, promovendo a melhoria na qualidade de vida da população.
Horácio Busolin Júnior / Secom