A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 15/05/2015 às 09:11
Brambilla recebe prefeitos e representantes de cidades do Aglomerado Urbano de Piracicaba
Chefes de Executivo e agentes de municípios da sub-região que inclui Piracicaba, Cordeirópolis, Leme e outros municípios vieram discutir problemas comuns à região e debater soluções conjuntas

Prefeitos e representantes de cidades que integram uma das sub-regiões do Aglomerado Urbano de Piracicaba estiveram na última quinta-feira (14) reunidos com o prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla. O encontro foi organizado pelo vice-presidente do Aglomerado, prefeito de Cordeirópolis, Amarildo Antonio Zorzo.

Além de Zorzo e Brambilla, participaram José Antonio Godoy, secretário municipal de Governo de Piracicaba, Olavo de Castilho Júnior, secretário municipal de governo de Leme e Osvaldo Marchiori, prefeito de Santa Cruz da Conceição – este último município ingressando agora no conjunto de cidades abrangidas pelo Aglomerado.

Essas cidades integram, junto com Limeira, Iracemápolis, Cosmópolis, Conchal e Santa Cruz da Conceição uma das sub-regiões do Aglomerado que abrange 22 municípios.
O objetivo do encontro foi discutir soluções conjuntas para problemas que são comuns às várias cidades. Assuntos como crise hídrica, epidemia de dengue, segurança pública, atração de indústrias e investimentos, saúde e educação estiveram em destaque na pauta.

Para o prefeito Brambilla, é preciso que os prefeitos discutam entre si para trocar experiências, ideias e para buscar mais apoio junto a outras esferas de governo. “Nós estamos aqui nos municípios em contato direto com as demandas da população. É às prefeituras que a população recorre, com razão, pois é o prefeito que está perto. Então, quanto mais discutirmos em conjunto e buscarmos soluções que beneficiem a região, melhor vamos servir à população de nossas cidades”, disse ele.

O Aglomerado Urbano de Piracicaba
O Aglomerado Urbano de Piracicaba ocupa território de 6.998,15 quilômetros quadrados, contíguo à Região Metropolitana de Campinas, e está situada a apenas 152 quilômetros do terceiro maior PIB do País, a Região Metropolitana de São Paulo, recebendo influências sócio-econômicas destes dois importantes centros urbano-industriais.

Abrange 22 municípios de uma das regiões mais desenvolvidas do Estado de São Paulo. A aglomeração é polarizada por Piracicaba e, secundariamente, por Limeira, Rio Claro e Araras, que possuem manchas urbanas interligadas pela Rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luiz.

É constituída pelos municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Piracicaba, sede dessa unidade, polariza diretamente os municípios de Rio das Pedras, Saltinho, Águas de São Pedro, São Pedro, Charqueada, Iracemápolis, Rafard, Mombuca e Capivari, com os quais tem ligação funcional direta e um significativo processo de conurbação. Além disso, mantém intensos fluxos econômicos e de pessoas com Limeira, Rio Claro e Araras, cidades de porte médio na mesma unidade regional, Americana, Santa Barbara D'Oeste e Campinas, na Região Metropolitana de Campinas, Tietê e Sorocaba e, numa abrangência macrorregional, com as próprias Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Baixada Santista.

A localização desse agrupamento, por suas características ambientais – com a presença relevante de recursos hídricos estratégicos, que fazem parte de um espaço contínuo de interesse comum para a produção de água – e econômicas – impulsionadas pelo transporte hidroviário em expansão e investimentos no sistema viário e na área social – demanda planejamento integrado e ações conjuntas para um desenvolvimento econômico e social equilibrado. Com informações do site http://www.sdmetropolitano.sp.gov.br.

Secom/PMA