A Secretaria Municipal de Educação preparou atividades especiais para integrar a Semana do Autismo, que acontece de 2 a 10 de abril. A programação traz ações de conscientização, mesas redondas, palestras e atividades recreativas.
As atividades vão utilizar o azul, cor símbolo do autismo, definida porque a síndrome é mais comum entre os meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.
Como nos anos anteriores, o Obelisco da Praça Barão será iluminado com luzes azuis a partir da noite desta quarta-feira (1º) para reforçar a importância do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril). Além disso, as escolas municipais terão decoração especial com fitas, papel e bexigas azuis.
Será realizada ainda panfletagem na Praça Barão de Araras, com a participação de alunos da Emef Leonaldo Zornoff e da Emef Padre Hercílio Bertolini. Durante a atividade, as crianças vão soltar balões com sementes, simbolizando a divulgação do conhecimento sobre o autismo.
Funcionários da administração municipal também vão aderir à mobilização e, como no ano passado, utilizarão roupas e acessórios azuis nesta quinta-feira.
Mesa redonda e palestra
A programação da Semana do Autismo tem sequência com mesa redonda com a participação de convidados e estudiosos da área de educação especial, discutindo sobre intervenções adequadas nos diferentes casos em que o espectro se apresenta.
O evento acontece no dia 6, às 9h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, e contará com a presença de profissionais da área, professores, membros do Ceren - Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico, Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, além de coordenadores pedagógicos das unidades da rede municipal de ensino.
Já na terça (7), às 9h, será realizado um café da manhã especial com alunos do (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini. Na ocasião, haverá também exibição de filme temático com discussão e depoimentos de pais de alunos autistas.
A programação será encerrada no dia 10 de abril com piquenique azul. A atividade recreativa acontece a partir das 15h, no Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago) e contará com a participação de alunos autistas e pais.
Autismo nas escolas municipais
Em Araras, segundo dados da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação, 40 alunos autistas estão matriculados na rede municipal de ensino.
A diretora da Coordenadoria Gislaine Sanchez Luperini explica que é preciso intensificar a propagação de mais informações sobre o transtorno.
“A divulgação de informações sobre o autismo é uma arma eficaz contra o preconceito. Nos últimos anos, houve uma boa melhora. Porém, muitos não têm conhecimento sobre as características de quem é autista. Por isso, neste ano, faremos uma mesa redonda com a participação de estudiosos da área para trazer mais informações sobre trabalhos pedagógicos, de terapia ocupacional e fonoaudiologia que são realizados com autistas”, afirmou a diretora.
Na rede municipal de ensino, os alunos com autismo estão matriculados normalmente nas unidades e recebem atendimento especial no contraturno escolar, duas vezes por semana, em sala de recursos especializadas para alunos com a síndrome.
Ao todo, a Secretaria de Educação conta com 24 professores especializados em educação especial, que atendem alunos com múltiplas deficiências.
O que é o autismo?
O autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros. Em crianças, ela é mais comum que câncer, diabetes e Aids juntos.
As características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo. Assim, em um extremo, temos os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social e, no extremo oposto, quadros de autismo, chamados de Síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e sem movimentos repetitivos tão evidentes.
Dia do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, celebrado em 2 de abril, foi instituído pela ONU (Organizações da Nações Unidas) em 18 de dezembro de 2007. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos principais incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.
No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, a doença atingia cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.
Confira a programação completa da Semana do Autismo
Dia 2 - Quinta-feira
9h – Panfletagem com participação de alunos da rede municipal
10h – Soltura de balões com sementes
Local: Praça Barão de Araras
*Durante todo o dia estão programadas ações de conscientização nas escolas municipais
Dia 6 – Segunda-feira
A partir das 9h - Mesa redonda com profissionais e estudiosos da área de educação especial
Local: Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita
Dia 7 – Terça-feira
A partir das 9h – Café da manhã com alunos autistas acompanhados dos pais
Exibição de filme temático com discussão e depoimentos de pais de alunos autistas
Dia 10 – Sexta-feira
15h – Piquenique Azul no Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago)
Horácio Busolin Júnior /Secom