Além de orientar os estudantes ararenses e da região a respeito de cursos universitários, técnicos e profissionalizantes, a 1ª Feira do Estudante – Araras, Cidade Educadora vem oferecendo mais divulgação e tornando mais conhecidas as opções de cursos existentes no município. Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, a ação segue até esta sexta-feira (27), no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, das 8h às 22h. A entrada é franca.
Expositores e representantes das instituições de ensino que estão fazendo parte da Feira, se mostraram satisfeitos com a iniciativa da Prefeitura de Araras e pedem mais edições do evento. “A iniciativa municipal foi muito justa, pois todas as instituições estão mostrando seus trabalhos de forma igualitária, não há exclusão. A Feira está sendo um aprendizado para nós e para os estudantes. Araras vem crescendo muito em educação”, disse o representante do Senai, Eugênio José Alves Júnior.
Já Laís Favaretto, expositora da Objetec – Colégio Objetivo, afirma que espera mais edições do evento. “Foi um investimento sem igual, a Prefeitura acertou em cheio. Que a Feira tenha uma continuidade na cidade. Para o ensino local, é um ganho imenso, agrega conhecimento aos estudantes. Serviu também para que os alunos conheçam as instituições de ensino de Araras, que muitos nãos conhecem.
Ingrid Sentinela, representante das Faculdade Estácio de Sá, disse que se surpreendeu com a organização do evento e salientou a importância do auxílio às universidades que estão expondo seus trabalhos. “Confesso que me supreendi com o evento, está sendo muito interessante. A Prefeitura deu oportunidade às instituições se exporem, sem nehuma censura ou objeção. O espaço destinado é muito bom também, que está seja a primeira de muitas feiras”, disse a representante.
“Esse é um evento muito importante para as instituições de ensino e os estudantes de ararenses. O incentivo está sendo muito significativo ao meu ver, os alunos estão se interessando pelo assunto, além do apoio às universidades locais”, disse o expositor da Unar (Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson), Vinícius Pedro.
A Feira é destinada a alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, além de estudantes do ensino médio de escolas estaduais, particulares e de ensino técnico e demais interessados em iniciar ou retomar os estudos.
O objetivo é apresentar as oportunidades disponíveis na cidade para facilitar a escolha dos estudantes sobre qual carreira seguir, além de proporcionar sua integração com o mercado de trabalho e as instituições instaladas no município.
A iniciativa está inserida na programação da Semana do Município/Semana e tem como temática Use, Não Abuse. Água. Nosso Grande Desafio, que visa sensibilizar a população para economizar 7 milhões de litros de água ao dia, reduzindo assim o consumo da cidade para 25 milhões de litros diários.
Anderson Cândido/Secom