As casas dos residenciais Milton Severino e Jair Della Coletta, construídos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida terão uma novidade: sistema de aquecimento solar. Ao todo, são construídas 1.128 unidades construídas com subsídios do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Araras.
O sistema implantado nas residências visa aquecer a água dos chuveiros, principais vilões no consumo de energia elétrica em casa. De acordo com a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), os aquecedores solares geram uma economia de 35% no bolso do consumidor na hora de pagar a conta mensal de energia.
“A contratação de novos empreendimentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida preconiza a instalação de sistemas de aquecimento solar, o que reduzirá em muito o consumo de energia das famílias que nem sempre têm condições de arcar com muitas despesas durante o mês. Além disso, esta é uma iniciativa que reforça nossa preocupação com a sustentabilidade e o uso consciente da energia”, afirmou Jackson de Jesus, presidente da Emhaba (Empresa Municipal de Habitação de Araras).
A iniciativa reforça a preocupação com a preservação ambiental. “Estamos vivendo um período em que a economia dos recursos naturais se tornou ainda mais fundamental. Para ser produzida, a energia elétrica também depende de água e estamos empenhados em usá-la racionalmente”, observou o prefeito em exercício, Carlos Alberto Jacovetti.
As obras estão bem adiantadas nos dois empreendimentos habitacionais. De acordo com a Emhaba, as casas estão em fase de acabamento, com 70% das obras já concluídas.
As 1.128 famílias foram selecionadas por meio de sorteio público, realizado em dezembro de 2014. A relação dos contemplados segue em análise pela Caixa Econômica Federal, que está averiguando e verificando as informações prestadas pelos candidatos no momento da inscrição.
Mais moradias em construção
Além dos residenciais Prefeito Milton Severino e Prefeito Jair Della Coletta, mais de 900 outras moradias estão em construção na cidade. São 212 apartamentos na Avenida Luiz Carlos Tunes (Via Novela), ao lado do Residencial Warley Colombini, na zona leste, viabilizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), do Governo do Estado; e outras 694 casas que estão em construção no Residencial Portal do Sol (zona leste).
Horácio Busolin Júnior /Secom