Ações de eficiência energética implementadas pela Ugem (Unidade de Gestão Municipal) levaram as escolas municipais a reduzirem o consumo anual de energia em torno de 38.337 kWh.
Segundo dados da Ugem, a economia anual para os cofres públicos com medidas de uso consciente de energia foi de aproximadamente R$ 21.740,91.
A economia de energia foi alcançada graças a elaboração de uma planilha de gestão criada pela Ugem em todas as escolas da rede municipal de ensino. Nas planilhas, as diretoras conseguem visualizar a oscilação mensal no consumo de energia nas respectivas unidades, por meio de gráficos, podendo assim administrar com mais precisão o consumo de energia.
Os dados que abastecem as planilhas são encaminhados mensalmente pela Ugem a todas as escolas municipais.
Projetos de eficiência energética nas unidades escolares foram implantados com recursos próprios da administração municipal, e também junto ao PEE (Programa de Eficiência Energética da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica).
Ações de conscientização têm contribuído para a redução do consumo. Em 2014, em reunião realizada na Secretaria de Educação, as diretoras da rede municipal de ensino receberam material em arquivo digital sobre Sustentabilidade, adquirido por meio da Eletrobrás. No material, são abordados conceitos como o uso eficiente de energia elétrica e da água. São quatro livros em formato digital para os alunos e um livro no mesmo formato para os professores.
“Compartilho da ideia de que o quilowatt/hora mais importante é aquele que não precisa ser produzido, e sim economizado”, destacou Oswaldo Salviatto Júnior, coordenador da Ugem.
Para o prefeito em exercício Carlos Alberto Jacovetti, a iniciativa reflete a preocupação da Prefeitura com a preservação do meio ambiente. “Estamos vivendo um período em que a economia dos recursos naturais se tornou ainda mais fundamental. Para ser produzida, a energia elétrica também depende de água e estamos empenhados em usá-la racionalmente. Por meio de ações como esta, reforçamos a importância desta conscientização junto às nossas crianças e adolescentes, que se transformam em multiplicadores das informações em casa e na comunidade”, observou.
Um dos projetos de destaque já implementados pela Ugem foi a instalação do sistema de aquecimento solar na Emei Nona Catharina, implantado por meio de parceria entre a Prefeitura e a Elektro. O sistema de aquecimento gerou economia de até R$ 12 mil ao ano, o equivalente a 30 MWH/ano, aos cofres municipais.
A parceria entre o Município e a concessionária contemplou ainda outros projetos na área, como a troca de iluminação outros prédios públicos: Emeief Antonio Severino (Parque Santa Cândida), Emei Pref. José Paulino de Oliveira (Parque Industrial), UPA 24h Elisa Sbrissa Franchozza (José Ometto) e Câmara Municipal.
Secom/PMA