A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que mais de 550 ararenses já fizeram o teste gratuito do vírus HIV/Aids, durante a Campanha Fique Sabendo.
O exame é realizada por profissionais do SAE (Serviço de Atenção Especializada) e segue até esta sexta-feira (5), na Casa da Cultura. Os testes são realizados diariamente, das 8h às 15h. É necessário apresentar apenas documento de identidade com foto – não é preciso estar de jejum para a coleta do material. O resultado fica pronto em 10 minutos.
A ação reforça a importância do diagnóstico precoce da doença e integra a programação da Semana de Combate à Aids, que teve início dia 1º. Além do vírus HIV, a campanha disponibiliza também testes rápidos para detectar outras DSTs, como sífilis e hepatite C.
Neste sábado (6) acontece o dia D da Campanha, com a realização de testes, das 8h às 17h, no supermercados Tiradentes José Ometto 1 e Narciso Gomes, Favetta (Melvin Jones) e Walmart.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 33 milhões de pessoas convivem com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos. Em Araras, o SAE acompanha atualmente 419 pacientes com o vírus HIV.
Testes rápidos por Fluido Oral
Este ano, a Campanha Fique Sabendo conta com uma novidade: os testes rápidos para HIV serão feitos por análise de Fluido Oral. De acordo com o SAE, o teste é disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) ataca o sistema imunológico, que é responsável por nos defender de doenças. A síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) é o estágio mais avançado do ataque ao nosso sistema imunológico, o que deixa o organismo da pessoa vulnerável a diversas doenças.
Além do teste rápido de fluido oral para HIV, o SAE/CTA de Araras estará disponibilizando também os testes rápidos para Sífilis e Hepatite C. Estes dois serão realizados por meio de punção digital. O resultado fica pronto em até 15 minutos.
Mais informações podem ser obtidas no SAE/CTA Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves, que fica na Rua Francisco Paulo Russo, 119 – Centro. O telefone é 3544-2064.
Como o HIV é transmitido*
• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo)
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas
• De mãe para filho, durante a gestação, o parto e a amamentação
• Por transfusão de sangue
* É importante lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres ou pratos, e contato com suor ou lágrimas
Secom/PMA