A população de Araras ganhou na última terça-feira (30) estrutura mais acolhedora e moderna para atendimento de assistência social, com a inauguração das novas instalações da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social.
O novo prédio, que foi totalmente adaptado com recursos do Governo Federal, começou a funcionar nesta quarta-feira (1º) na Rua 13 de Maio, 175, Centro. O mobiliário foi adquirido com recursos do Governo Estadual, por meio de emenda parlamentar, que atendeu a pedidos do vereador Marcelo de Oliveira.
As melhorias envolveram serviços de instalações elétricas, colocação de divisórias, ar condicionado e computadores, e foram realizadas por meio do IGD (Índice de Gestão Descentralizado) do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). O aluguel do prédio também será pago com recursos do Ministério.
O prédio possui aproximadamente 600m² e garante mais acessibilidade aos munícipes. Idosos, cadeirantes e crianças poderão transitar pelo local, sem risco algum, já que foram disponibilizadas rampas de acesso.
A nova Secretaria de Ação e Inclusão Social possui dois andares: o térreo concentra o atendimento dos programas sociais e também do Fuss (Fundo Social de Solidariedade). Já na parte superior ficam os serviços administrativos, além de uma sala multiuso para oferecer cursos de capacitação aos assistidos.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla reforçou que a sociedade precisa ter um olhar especial e mais carinhoso para a população mais vulnerável.
“A nova Secretaria foi instalada em estrutura mais adequada para atender as pessoas que procuram auxílio social nos momentos de angústia e fragilidade. Implantamos um novo modelo de assistência social em Araras, com políticas públicas de promoção das pessoas, que fornecem ferramentas para que elas possam caminhar sozinhas. Para isso, intensificamos os cursos gratuitos de capacitação, proporcionando, além do acolhimento, também a geração de emprego e renda”, assinalou.
A presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Maria Rosa Carminatti Jacovetti destacou que os ararenses são privilegiados, pois terão um local projetado para oferecer atendimento com qualidade.
“Hoje é uma data histórica marcada pelo equilíbrio entre a contemporaneidade e o atendimento humanizado aos munícipes, em suas múltiplas necessidades. Quero ressaltar que o Fuss e a Secretaria de Ação e Inclusão Social ganharam um espaço amplo, clean e dotado de acessibilidade a todos os atendidos”, disse.
A secretária de Ação e Inclusão Social Regina Costa Picolini ressaltou que o prédio integra a nova era da assistência social em Araras. “Tudo foi pensado para oferecer bem estar aos munícipes atendidos pela Secretaria. Agora, eles terão um espaço digno e mais organizado para esclarecer dúvidas sobre os programas sociais oferecidos no município e buscar o auxílio que necessitam”, ressaltou.
Pela Câmara Municipal, a vereadora Magda Regina Carbonero Celidório expressou a satisfação em conhecer as novas instalações e elogiou o trabalho realizado pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla.
“Araras ganha hoje um espaço maravilhoso para o atendimento de assistência social. Espero que os munícipes possam ser acolhidos de maneira ainda mais humanizada”, destacou a vereadora.
O atendimento humanizado às famílias que mais precisam também foi ressaltado pelo vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti. “O Poder Público tem o dever de não deixar as famílias se deteriorarem. É preciso garantir políticas públicas, estrutura física e recursos humanos para que as famílias permaneçam unidas e fortalecidas”, falou.
Também prestigiaram a solenidade os vereadores Francisco Nucci Neto e Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé); o provedor da Santa Casa de Misericórdia e secretário municipal de Governo Eduardo de Moraes; o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Araras Herbert Lima de Almeida; a 1ª presidente do Fuss de Araras e ex-primeira-dama Sílvia Zuntini; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Araras Luiz Antônio de Freitas; a coordenadora do Creas e ex-secretária de Ação Social Laura Giachet Botezelli; a coordenadora do Cras “Brasílio Penteado Castro” Bianca Rodrigues; a coordenadora do Cras “Anadora Sironi” Genice dos Santos Souza; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Josiane Braghin; o presidente do Conselho Tutelar Marcos Bento; a ex-secretária de Ação Social Maria do Rosário Quintiliano (Zaia); familiares do ex-secretário José Olavo Paganotti; a presidente da Câmara Jovem Bianca Silva; o presidente da Clínica “Antonio Luiz Sayão” Ismael Biaggio; integrantes de conselhos municipais, entidades assistenciais de Araras e demais conselheiras do Fuss, além de secretários e presidentes de autarquias.
Horácio Busolin Júnior / Secom