O Tiro de Guerra 02-053 de Araras completou no último dia 22 de setembro 65 anos de atividades na cidade. Para comemorar a data, foi realizada solenidade especial no próprio TG, no último sábado (27), no período da manhã.
Durante a cerimônia, houve desfile da tropa da turma de 2014, que conta com 97 atiradores matriculados. Além disso, o chefe de instrução do TG de Araras, sargento Herberth Lima de Almeida, entregou certificado de “Amigos do TG de Araras” aos colaboradores da instituição.Após a cerimônia foi realizada confraternização com os atiradores e familiares.
Prestigiaram o evento o general-de-brigada da reserva do Exército Brasileiro e também secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil João Tranquillo Beraldo, o presidente da Câmara Municipal de Araras Breno Zanoni Cortella, os vereadores Marcelo de Oliveira e Anete Monteiro dos Santos Casagrande e o ex-vereador José Roberto Rimério (Miqueira).
História
O TG 02-053 foi criado em 22 de setembro de 1949 pela Portaria Ministerial nº 146. Teve como seu primeiro diretor e instrutor o 2º tenenet R/1 Oswaldo Ramos do Rego e o 1º sargento Inf. Justiniano Feitosa Sobrinho.
As atividades do TG tiveram início em 1º de maio de 1950, com a matrícula de 157 atiradores da classe de 1931. A atual sede, localizada na Praça Martinico Prado, Centro, foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1957. Na época, o diretor do Tiro de Guerra era o então prefeito Alberto Feres e o instrutor, o 1º sargento Odair Monteiro dos Santos.
Em 65 anos de história, mais de 9.000 atiradores foram diplomados, segundo dados do TG.
Horácio Busolin Júnior / Secom