A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 16/09/2014 às 18:37
Departamento de Meio Ambiente realiza ações educativas sobre o Dia da Árvore
Atividades realizadas desde o dia 1º de setembro envolveram palestras, plantio de mudas e visitas ao Centro “Pró-Arara”, no Lago Municipal

O DMA (Departamento de Meio Ambiente), órgão ligado ao Saema (Serviços de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras), realiza ações educativas de conscientização sobre a importâncias das árvores e do reflorestamento. As ações são comemorativas ao Dia da Árvores (21 de setembro).

O DMA antecipou as comemorações para a primeira semana de setembro, em virtude da problemática da escassez da água e a importância das árvores para a preservação dos recursos hídricos.

O ciclo de atividades teve início no dia 1º, na Biblioteca Municipal “Martinico Prado”, com palestras e contação de histórias com o filósofo Felício Thomaz. Participaram da atividade 200 alunos da EE “Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira”. Além disso, os alunos praticaram slackline na Praça Barão de Araras, atividade promovida pela Secretaria de Ação Cultural e Cidadania.

Já no dia 8 de setembro, os alunos da EE “Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira” visitaram o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres “Pró-Arara”. Na ocasião, eles também participaram de palestra sobre arborização urbana e realizaram plantio de 22 mudas nativas na Rua Marechal Deodoro.

Nesta terça-feira (16) foi a vez dos alunos da Emei “Glaúcia Maria Teixeira Oliveira”, localizada no Narciso Gomes, participarem do plantio de 20 mudas de espécies nativas em área verde em frente a escola, na Avenida Presidente Castelo Branco.

Outra atividade realizada pelo Departamento de Meio Ambiente foi uma maratona de palestras sobre o uso racional da água na Caic/Emeief “Professora Maria Zélia P. Martins Pereira”. A atividade, realizada dia 10, contou com a participação de 650 alunos da unidade, gerando assim disseminadores de informações sobre o uso adequado e responsável da água.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera. Este dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.

No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração aconteceu pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

Araras: Cidade das Árvores

Conhecida como “Cidade das Árvores” e pioneira em comemorar o “Dia da Árvore” em 1.902, Araras realiza ações constantes que visam a preservação das espécies nativas e, consequentemente, do meio ambiente.

A festa foi idealizada nos moldes do “Arbor Day”, festa em comemoração às árvores realizada nos Estados Unidos, que promovia discussão, e nesta iniciativa tentava enraizar a consciência ecológica nas crianças, e cultivar no povo o amor pela natureza.

No Brasil, a festa foi idealizada por Alberto Löfgren, João Pedro Cardoso e Coelho Neto. Preocupados desde aquela época com a devastação das árvores, para construção de ferrovias, esses homens lutaram para promover uma campanha em prol à natureza.

O evento contou com plantio de mudas vindas do horto botânico de São Paulo. Cerca de 500 crianças das escolas da cidade plantaram 242 mudas de vários tipos como faveiro, peroba, carvalho, guarantã entre outras, incluindo a única remanescente, que é a palmeira centenária, localizada em frente ao Colégio Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira.

A 1°Festa das Árvores repercutiu nacionalmente e teve a participação de integrantes da comitiva presidencial, enviada especialmente ao evento. Na comitiva constaram personagens renomados como o governador do Estado de São Paulo, Bernadino José de Campos Júnior, e o prefeito de São Paulo Antônio Prado.

Horácio Busolin Júnior /Secom