A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 01/09/2014 às 17:39
Novo Lago Municipal recebe mais de 10 mil visitantes por dia nos finais de semana
Levantamento se baseia em dados do sistema de monitoramento da GM de Araras; fonte interativa, Centro “Pró-Arara” e jardim sensorial estão entre as atrações mais visitadas

O novo Lago Municipal, inaugurado há um mês pela Prefeitura de Araras, atrai pessoas de todas as idades, que vêm conferir as atrações instaladas no espaço onde funcionava o antigo zoológico.

De acordo com levantamento da Guarda Municipal, cerca de 10 mil pessoas passam pelo local, por dia, nos finais de semana. O balanço se baseia nas imagens captadas pelo sistema de câmeras que monitoram a área, garantindo a segurança do público.

A movimentação também é intensa durante a semana, já que o parque fica aberto diariamente, das 6h às 22h.
“O Lago está lindo de novo. Tem sombra para descansar e coisas bonitas para gente ver”, comentou a dona de casa Ana Maria Seneme Favoretto.

Ela e a amiga Maria Brandão passeavam pelo local no último domingo. “Esta era uma área abandonada e se transformou em um espaço de lazer. Adoro vir aqui”, comentou Maria, enquanto tocava plantas que fazem parte do jardim sensorial do parque.

Projetado para estimular sentidos do corpo humano, ele traz floreiras com diversas espécies de plantas, que podem ser tocadas pelo público, além de possuírem cores e odores diferenciados. Ervas utilizadas para tempero, como alfavaca e manjericão, estão entre as espécies plantadas no local.

As novas atrações resgataram também o turismo local e regional. Além de famílias de Araras, o Parque voltou a receber moradores de cidades vizinhas e também de outras regiões do Estado de São Paulo.

“Não resisti e acabei entrando na água com a família”, disse a copeira Josefa Maria Ramos da Silva, que mora em São Paulo e se divertia com as sobrinhas na fonte interativa, no último fim de semana.

Ela conta que veio visitar a irmã, que mora em Araras e se encantou com o parque. “Tudo aqui é maravilhoso. Esta tranquilidade não existe mais nas cidades grandes. Em São Paulo, todos os locais sempre estão cheios de gente, com filas”, observou a copeira, que trouxe a filha e uma colega da capital para conhecer o local.

A fonte interativa possui 18 esguichos de água tratada, que funcionam também como um espaço recreativo onde as crianças – e adultos - podem brincar. À noite, as luzes coloridas iluminam os jatos d’água e o parque.

Sustentável, ela utiliza sistema fechado, com tanque próprio para filtrar e reutilizar a água, evitando desperdícios. Os jatos são acionados automaticamente por meio de um timer e o funcionamento é das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 11h às 15h e das 16h às 20h, aos sábados e domingos.

O casal Maria Lucimar e Fábio Ferreira trocou São Paulo por Araras há três anos. “Meu marido veio para cá e ficou apaixonado pela cidade. Araras tem uma paz e uma tranquilidade que encantam, além de educação de qualidade para as crianças. Minha filha mais velha só aprendeu a ler e escrever aqui, e ela já tinha nove anos quando nos mudamos”, conta Maria.

A família gosta de passear, sempre que pode, no Lago Municipal. “Este é um lugar de preservação da natureza e é importante as crianças crescerem já com esta mentalidade”, acrescenta Fábio.

O Centro Pró-Arara, instalado no parque, reforça a preocupação da Prefeitura com o meio ambiente. Pioneiro no Estado por ser administrado com recursos municipais, o espaço é destinado ao cuidado de aves nativas, apreendidas em cativeiros ou vítimas de acidentes, visando à reabilitação e a reintegração delas ao habitat natural.

Aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros na cidade ou região são encaminhadas ao Centro “Pró-Arara”, onde passam por exames e cuidados veterinários, se necessário.

Depois deste período de tratamento e reabilitação, as aves são encaminhadas a uma área de soltura e monitoramento, que fica na zona rural de Araras e é parceira da Prefeitura.

Neste primeiro mês de funcionamento, o Centro abriga 19 aves, que recebem os devidos cuidados antes de serem soltas na natureza. São 11 araras-canindé, três bicudos, três trinca-ferros, um coleiro (conhecido como coleirinho) e um periquitão-maracanã (o popular “zé carioca”).

Com o tempo, o objetivo do Centro é fazer com que estas aves voltem a povoar a região – em especial, as araras que costumam viver nesta área e serviram de inspiração para a denominação da cidade.

Mais atrações

O Lago Municipal foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Araras, com investimentos próprios e também do Governo Federal, via Ministério do Turismo.

As intervenções se concentraram principalmente no local em que funcionava o antigo zoológico, desativado na década de 90, por determinação do Ibama. Desde então, o espaço estava abandonado.

“Esta era uma área nobre da cidade, que precisava ser revitalizada para voltar a oferecer opções de lazer para as famílias. Moderno e inovador, o projeto teve como foco, além do turismo, também a preocupação com a sustentabilidade e a preservação da natureza.

O local que antes abrigava animais em jaulas hoje cuida de aves apreendidas em cativeiros e faz com elas se reabilitem para voltar a viver soltas, na natureza”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

A revitalização incluiu ainda a instalação de um espaço coberto, voltado também à prática de atividades esportivas e manifestações culturais. O local tem chão de piso liso, próprio para a prática de atividades contemplativas, como ioga e tai chi chuan, além de ginástica.

Outra novidade é o lago ornamental, que conta com carpas e peixes nativos. Na parte mais rasa ficam as carpas; na mais funda, espécies de peixes nativos, como matrinxã, piracanjuba e curimbatá.

Como as fontes existentes no local, o lago também reaproveita a água, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Ele conta com sistema próprio e fechado, com tanque de filtragem da água que utiliza tecnologia de ponta, e é composto ainda por mantas isolantes e areia para melhor equilíbrio biológico. O espaço conta também com uma ponte e um deck utilizados pelo público para contemplar os peixes.

Após a entrega do novo playground, em fevereiro deste ano, e da revitalização da área onde ficava o antigo zoológico, o projeto de revitalização do Lago Municipal prevê ainda intervenções no entorno do Lago, construção de quiosques para lanches e reforma do coreto e sanitários, além de melhorias nos passeios e iluminação.

“O Lago é um dos principais cartões postais da cidade e estas intervenções resgataram o potencial turístico do parque. Vamos colocar em prática as outras etapas do projeto, visando garantir estrutura ainda mais adequada ao público que vem se exercitar e também visitar o local, em busca de lazer e contemplação da natureza”, completou o prefeito.

Secom/PMA