O Governo de Araras entrega neste mês mais quatro escolas municipais totalmente reformadas, beneficiando 1.054 alunos de vários bairros da cidade.
Três unidades - as Emeiefs “Antonio Severino” (Parque Santa Cândida), “Professora Lidia Maria Buzon Curtulo” (Parque Industrial) e “José Dante Rodini” (Jardim Fátima) – também foram ampliadas e ganharam salas de informática, bibliotecas e novas salas.
Reformada, a Emei “Nona Catharina” (José Ometto 1) passa a contar também com sistema de aquecimento solar, instalado por meio de parceria entre a Prefeitura e a Elektro.
A primeira unidade a ser entregue à população é a Emeief “Antonio Severino”, localizada na Rua Blumenau, Parque Santa Cândida. A cerimônia acontece terça-feira (15), às 9h, e é aberta à população.
Na escola, foram construídas uma sala de informática com capacidade para atender 36 alunos e uma sala multiuso, além de casa de bonecas e almoxarifado.
Ampliada, a Emeief “Professora Lidia Maria Buzon Curtulo” também ganhou sala de informática com capacidade para atender 32 alunos, salas de aula e multiuso, biblioteca, dois novos sanitários e novos brinquedos para o playground. Além disso, um banheiro foi reestruturado e adaptado para pessoas com necessidades especiais.
A unidade, localizada na Rua Mato Grosso, s/n, Parque Industrial, será reinaugurada dia 24, às 9h. A solenidade é aberta à população.
No dia 30 de junho, serão entregues as melhorias na Emeief “José Dante Rodini”, no Jardim Fátima.
A unidade foi ampliada e ganhou sala de informática com capacidade para atender 40 alunos, sala para coordenadoria, sala de aula, além de biblioteca e novo banheiro. A escola fica na Praça José Félix Nunes, 334.
Remodelação
Outra escola que também recebeu reforma e ampliação é a Emeief “Nona Catarina”, no José Ometto 1.
As obras envolveram reforma completa no telhado, forro, sistema elétrico e hidráulico, além de instalação de um novo sistema de combate a incêndio com reservatório de água e do sistema de aquecimento solar, por meio de um projeto da Elektro.
As melhorias incluíram ainda substituição de janelas e otimização do layout interno, com ampliação e divisão das salas, conforme a necessidade da escola.
Além disso, a obra envolveu a troca de pisos, revitalização do playground, instalação de uma coifa industrial na cozinha e de um toldo na entrada principal da escola para proteger os alunos, principalmente nos dias de chuva.
As melhorias serão entregues dia 18, na própria escola localizada na Avenida Augusta Viola da Costa, 500, José Ometto 1. A cerimônia acontece às 9h.
“Investir em educação é uma das prioridades desta administração. Além de ampliar o número de vagas, queremos oferecer também estrutura adequada ao aprendizado e desenvolvimento pleno de nossas crianças e adolescentes. Por isso, construímos novas escolas e estamos reformando e modernizando unidades que já fazem parte da rede municipal”, completou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Além destas quatro unidades, outras duas escolas foram entregues recentemente à população, totalmente reformadas.
No mês passado, foi a vez da Emeief “Dona Rosa Padula Zurita”, na região central. As melhorias na unidade envolveram troca do telhado, do forro e dos sistemas elétrico e hidráulico; além de instalação de sistema de combate a incêndio, remodelação nos sanitários e na cozinha, melhorias na acessibilidade e construção de novo muro, alambrado e quadra para atividades esportivas e recreativas, e ainda instalação de novos brinquedos no playground.
A unidade também foi ampliada e a nova área de aproximadamente 240m² passou a abrigar biblioteca, sala de informática e duas salas de aula. Foi instalada também cobertura metálica na entrada da escola para proteger os alunos do sol e da chuva.
Já a Emeief “Maria de Lourdes Mattar”, no Jardim Copacabana, foi reformada e entregue em março. A obra incluiu troca do telhado, reestruturação das salas de aulas, reforma dos banheiros e a construção de uma rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais. A obra também contou com investimentos do Governo Federal, obtidos por meio de emenda do deputado Newton Lima.
Horácio Busolin Júnior /Secom