Alunos do curso gratuito para formação de motoristas de carga, oferecido por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e o Sest/Senat, iniciaram as aulas práticas no último sábado (17), nas proximidades do Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”.
Sob a supervisão de professores, eles praticam técnicas de direção utilizando um caminhão baú sinalizado para o treinamento e têm orientações sobre como transportar carga com segurança.
O curso amplia a capacitação e oferece novas oportunidades de emprego aos alunos. “Perdi três serviços por não ter este curso.
Antes, as empresas não exigiam esta formação, mas agora ela é obrigatória em quase todas.
Estou aproveitando esta oportunidade, que é gratuita, para melhorar meu currículo”, disse José Maria de Jesus, 64 anos, que já trabalha como caminhoneiro e pretende fazer também o curso de formação de motoristas para transporte de passageiros.
Os irmãos Adriano e Abmael Figueiredo também já atuam no ramo de transporte e planejam ampliar a empresa futuramente.
“Queremos nos profissionalizar ainda mais para oferecer serviços diferenciados e este curso é muito importante para isso”, acrescentam.
Única mulher no curso, Aise Maria Mendes Braga conseguiu a vaga após a desistência de outro candidato. “Quando fiz a inscrição, a turma estava completa e fiquei na lista de espera. Como um aluno desistiu, me chamaram e eu vim.
Está difícil emprego em outras áreas, então, quero me especializar nesta para buscar novas oportunidades de trabalho”, diz.
Ela diz que não enfrenta preconceito no curso por ser mulher. “Aqui todo mundo me respeita e me trata igual aos outros, mas sei que posso encontrar algumas dificuldades na profissão.
Afinal, estou invadindo uma área que é quase totalmente masculina, mas isso não me incomoda. Estou buscando aperfeiçoamento profissional e meu espaço no mercado de trabalho”, completa ela.
O curso para formação de motoristas de carga tem duração de 160 horas, divididas entre aulas práticas e teóricas, e segue até o dia 21 de julho. As aulas teóricas acontecem, também aos finais de semana, no Centro de Divulgação, Formação e Realização de Eventos de Turismo "José Élio Dias”.
Durante os encontros, os alunos recebem orientações sobre como lidar com veículos de carga, direção defensiva, sinalização de trânsito, de bom comportamento nas vias, entre outros temas.
Além disso, eles terão ainda curso gratuito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) sobre movimentação e orientação de produtos perigosos, conhecido pela sigla MOPP – as aulas são destinadas apenas aos alunos que ainda não possuem esta capacitação.
Esta primeira turma conta com 25 motoristas, que receberão certificados de conclusão após o término do curso.
“Capacitação profissional é fundamental em qualquer área para atender às exigências do mercado de trabalho. Queremos, por meio destas parcerias, ampliar as opções gratuitas para que a população de Araras aperfeiçoe seus conhecimentos e busque um emprego melhor”, reforçou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
A iniciativa é viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda e pela ComEmprego (Comissão Municipal de Emprego) e atende também à indicação do vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé).
“O maior presente que recebemos da vida são as oportunidades que chegam ao nosso encontro. Não podemos esquecer que elas são únicas e que temos que ter a consciência de abraçá-las”, disse Ana Aparecida Deguchi Martins, coordenadora do Centro de Turismo, que esteve na aula prática do último sábado.
Inscrições abertas
Interessados em participar das próximas turmas dos cursos gratuitos de formação de motoristas para transporte de carga e também para transporte de passageiros podem se inscrever no Centro de Turismo, que funciona na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1.
As vagas, para os dois cursos, são limitadas. Para se inscrever, é necessário apresentar CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria D e E, CPF, RG, comprovante de residência (com o CEP da rua), histórico escolar, currículo simples e carteira de trabalho.
O próximo curso de transporte de passageiro está previsto para começar em julho; o de carga, em outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3541-6802.
Secom/PMA