A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 31/03/2014 às 10:51
Revitalização do Lago: parque terá lago ornamental com peixes nativos
Obras na área onde funcionava o antigo zoológico devem ser concluídas até junho deste ano; tenda para atividades de esporte e lazer também está sendo implantada

O Governo de Araras iniciou a construção de mais uma nova atração no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal): o lago ornamental que terá peixes nativos.

O local já recebeu revestimento de pedras e areia, e contará também com uma ponte e um deck para contemplação das espécies.

As obras de revitalização do Lago, que se concentram na área onde funcionava o antigo zoológico, contam com investimentos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e também da Prefeitura.

De acordo com o projeto, na parte mais rasa do lago ornamental ficarão as carpas; na área mais funda, espécies de peixes nativos, como matrinxã, piracanjuba e curimbatá. O lago conta com sistema de filtragem da água com tecnologia de ponta e é composto de mantas isolantes e areia para melhor equilíbrio biológico.

“A ideia é a criação de um espaço para contemplação da natureza, promovendo a sensação de bem estar e conectando as pessoas ao meio ambiente”, disse a diretora de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade Adriana Corsini Menegolli.

Para construção do espaço, foi contratada uma empresa especializada que também ficará responsável pelo paisagismo do local.

A revitalização do Lago Municipal vai transformar a área do antigo zoológico em espaço de lazer e sustentabilidade, com atrações voltadas também à promoção da consciência ambiental. A previsão da Secretaria é que as obras sejam concluídas até junho deste ano.

O projeto inclui ainda outras novidades, como a construção de uma fonte interativa com água tratada, onde as crianças poderão brincar, e um jardim sensorial. Haverá ainda um espaço coberto, permanente, que poderá ser utilizado para apresentações musicais e teatrais, e atividades físicas, como ginástica, além de nova iluminação e ampla área de passeios.
 

Preocupação com o meio ambiente

Outra novidade do Lago Municipal é a instalação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, espaço destinado ao cuidado de aves nativas, apreendidas em cativeiro ou vítimas de acidentes, visando à reabilitação e à reintegração delas ao habitat natural.

A construção do viveiro está em fase final. Todas as aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental na cidade ou região serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação, onde passarão por exames e cuidados veterinários, se necessário. Haverá ainda uma área de soltura e monitoramento destas aves, que fica na zona rural de Araras e será parceira da Prefeitura.

Para o funcionamento adequado do Centro de Reabilitação, o Município de Araras já solicitou autorizações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A documentação está em trâmite.

Visando tornar o Lago Municipal um espaço de preservação ambiental, uma das grandes preocupações da Secretaria de Planejamento, durante as obras de revitalização, foi manter a vegetação nativa do local. No projeto, apenas a vegetação rasteira e pequenos arbustos serão substituídos por um novo paisagismo.
 

Nova administração

O prédio onde funcionava a administração do antigo zoológico foi remodelado e ganhou mais banheiros, inclusive com acessibilidade. A área estava abandonada e recebeu reforma geral e pintura.

O local também foi adequado e será utilizado para abrigar o setor administrativo do parque, que funciona atualmente junto à área dos pedalinhos.


Ciclovias e pista de caminhada

Depois da reforma na área do playground, que foi entregue em fevereiro, e do antigo zoológico, a próxima fase do processo de revitalização envolve intervenções no passeio ao redor do lago e ações como ampliação da ciclovia e melhorias na pista de caminhada, construção de quiosques para lanches e reforma do coreto.

A proposta da Prefeitura é resgatar uma das principais áreas de lazer da cidade e incentivar que famílias de Araras e de outros municípios da região frequentem o local.

“A revitalização do Lago Municipal resgata não só um dos principais pontos turísticos da cidade, mas também um pouco da própria história de Araras. Esta era uma área que estava abandonada


Horácio Busolin Jr./Secom