As obras de revitalização do Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal) vão transformar a área onde ficava o antigo zoológico em espaço de lazer, com atrações voltadas também à promoção da consciência ambiental.
Os serviços, que contam com investimentos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e também da Prefeitura de Araras, seguem dentro do cronograma previsto pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.
Entre as novidades que estão em construção no local estão fonte interativa com água tratada, onde as crianças poderão brincar, além de lago ornamental e jardim sensorial.
Para incentivar atividades esportivas e culturais, haverá ainda um espaço coberto, permanente, que será disponibilizado aos munícipes, além de nova iluminação e ampla área de passeios.
De acordo com o secretário Felipe Dezotti Beloto, a previsão é que as obras sejam entregues em junho.
“O piso do novo calçamento foi praticamente finalizado. A fonte interativa, grande novidade do espaço, também já começou a tomar forma. Além disso, o Lago ganhará um nova área administrativa com banheiros e estrutura mais adequada para os funcionários”, disse.
O prédio onde funcionava a administração do antigo zoológico foi todo remodelado e ganhou mais banheiros, inclusive com acessibilidade. “Esta área estava abandonada e necessitava de adequações para seu futuro uso, que é abrigar a área administrativa do Lago Municipal. Por isso, o local recebeu reforma geral e nova pintura”, completou diretora de projetos da Secretaria, Adriana Corsini Menegolli.
Depois da reforma na área do playground, que foi entregue em fevereiro, e do antigo zoológico, a próxima fase do processo de revitalização envolve intervenções no passeio ao redor do lago e ações como ampliação da ciclovia e melhorias na pista de caminhada, construção de quiosques para lanches e reforma do coreto.
A proposta da Prefeitura é resgatar uma das principais áreas de lazer da cidade e incentivar que famílias de Araras e de outros municípios da região frequentem o local.
Sustentabilidade
Outra novidade do Lago Municipal é a instalação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, espaço destinado ao cuidado de aves nativas, apreendidas em cativeiro ou vítimas de acidentes, visando à reabilitação e a reintegração delas ao habitat natural.
A construção do viveiro está em fase final. Todas as aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental na cidade ou região serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação, onde passarão por exames e cuidados veterinários, se necessário. Haverá ainda uma área de soltura e monitoramento destas aves, que fica na zona rural de Araras e será parceira da Prefeitura.
Para o funcionamento adequado do Centro de Reabilitação, o Município de Araras já solicitou autorizações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A documentação está em trâmite.
Visando tornar o Lago Municipal um espaço de preservação ambiental, uma das grandes preocupações da Secretaria de Planejamento, durante as obras de revitalização, foi manter a vegetação nativa do local. No projeto, apenas a vegetação rasteira e pequenos arbustos serão substituídos por um novo paisagismo.
Horácio Busolin Júnior/Secom