Prefeito Brambilla se reuniu com o consultor do Sebrae Maurício Zanini, na tarde desta segunda-feira
Ações realizadas pelo Governo de Araras e voltadas ao desenvolvimento da cidade serão catalogadas em um trabalho conjunto do Sebrae e da CNM (Confederação Nacional de Municípios).
Em Araras, o trabalho começou nesta segunda-feira (24) e segue na terça (25), envolvendo visitas a projetos e iniciativas da administração municipal, além de levantamento de ações voltadas à educação, capacitação profissional e geração de emprego.
De acordo com o consultor do Sebrae Mauricio Zanini, o Sebrae e a CNM vão vistoriar os municípios mais desenvolvidos do país, analisando e coletando informações a respeito do empreendedorismo de cada cidade.
“Araras é referência em desenvolvimento econômico e está entre as 40 melhores cidades brasileiras nesse setor. As experiências adquiridas aqui podem ser úteis e exploradas em outras cidades. Por isso, estamos realizando este levantamento junto aos municípios mais desenvolvidos do país”, disse Zanini, que participou também da coletiva sobre a audiência pública que vai definir os cursos presenciais do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).
No primeiro dia de atividade em Araras, o consultor participou ainda de reunião com o prefeito Nelson Dimas Brambilla, no Paço Municipal. “O reconhecimento de entidades como o Sebrae e a CNM só vem nos motivar ainda mais, no sentido de fazer com que Araras se torne referência em desenvolvimento no Brasil. Investimos em ações voltadas a fortalecer a economia local, estimular o empreendedorismo e a capacitação da população, além de melhorias na infraestrutura, garantindo mais qualidade de vida aos ararenses. E novos projetos ainda virão pela frente neste sentido”, comentou o prefeito.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias, reforça o caráter empreendedor de Araras com números. “Por mês, os levantamentos apontam que 45 empreendedores se formalizam em Araras, o que leva a este crescimento significativo. Ações do Governo para reduzir a burocracia para a abertura de microempresas, a oferta de consultoria e orientações especializadas, além dos cursos de capacitação são fatores que contribuem para a manutenção deste panorama”, explicou.
Zanini é responsável por visitar dez municípios em todo o Brasil e reforça que as ações não possuem caráter de premiação, e sim visam mostrar que os aspectos que justificam o desenvolvimento destas cidades são exemplos a serem seguidos por outros municípios, buscando sempre o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida.
Anderson Cândido/Secom