As obras no prédio onde vai funcionar o Poupatempo de Araras foram concluídas esta semana. A previsão do Governo do Estado é que a unidade, localizada na Rua da Consolação, no Jardim Belvedere, seja inaugurada no próximo mês.
O imóvel recebeu adaptações civis, além de instalação de novo sistema elétrico, forros, ar condicionado, divisórias internas que vão delimitar os postos de atendimento ao público, mobiliário e comunicação visual.
As obras, que tiveram início no final de setembro, foram acompanhadas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade. A administração ficou responsável pela parte elétrica, forro, ar condicionado e calçadinha; o Estado, pelas adaptações civis, divisórias, móveis e comunicação visual.
Computadores e demais equipamentos necessários para o funcionamento do local devem ser instalados nas próximas semanas pelo Governo Estadual.
“A administração está realizando também melhorias na Avenida Zurita, visando facilitar o acesso da população ao Poupatempo. São ações que vão redirecionar o fluxo de veículos, garantindo mais segurança aos motoristas e pedestres”, comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Entre as intervenções estão a construção de uma nova rotatória próxima à Emhaba (Empresa Municipal de Habitação de Araras), além de recapeamento das avenidas Zurita e Dona Renata (trecho entre as avenidas Zurita e José Severino Sobrinho), fechamento dos acessos pelo canteiro central da avenida (próximos ao Terminal), reparos no calçamento, construção de rampas de acessibilidade e passagens para pedestres.
O projeto envolve ainda mudanças no trânsito na Rua da Consolação, que atualmente é mão dupla e passará em breve a ter mão única, sentido Terminal Urbano/Belvedere.
Serviços oferecidos
A inauguração do Poupatempo, prevista para a segunda quinzena de março, foi divulgada pelo secretário estadual de Gestão Pública Davi Zaia, que participou de visita técnica ao local no último dia 24.
A unidade de Araras será uma das mais completas e modernas da região e trará novidades como o “Balcão Único”, que permite a solicitação de vários serviços em um só atendimento.
O Poupatempo abrigará ainda órgãos como o Acessa SP (acesso gratuito a internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), e Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Banco do Brasil.
Entre os principais serviços que serão oferecidos pelo Poupatempo de Araras estão emissão de Carteira de Identidade, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento de veículos, atestado de antecedentes criminais e Carteira de Trabalho.
O convênio com o Município foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin, durante evento realizado no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, em setembro do ano passado.
Seleção
O Poupatempo será administrado por uma empresa terceirizada, vencedora de licitação aberta pelo Governo do Estado – no caso da unidade de Araras e de algumas outras em instalação, o BHG Consórcio Poupatempo, constituído pelas empresas BK Consultoria e Serviços Ltda., Construdaher Construções Ltda e Gocil Serviços Gerais Ltda, conforme consta no Diário Oficial do Estado.
Na ocasião em que esteve em Araras, o secretário Zaia disse que uma das orientações à empresa é que sejam contratadas preferencialmente pessoas da cidade para trabalhar no local.
A seleção e a contratação, no entanto, dependem da empresa terceirizada. Embora o Governo do Estado tenha falado sobre a possibilidade de uma parceria com o PAT, não há vagas relacionadas especificamente ao Poupatempo encaminhadas, até o momento, para o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Araras.
O que ocorreu, em janeiro, é que a empresa fez um contato inicial com o PAT, solicitando o agendamento de uma sala para seleção, mas o evento acabou sendo cancelado pela BHG.
Secom/PMA