A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 29/01/2014 às 16:49
Relógios públicos são revitalizados pelo Município de Araras
Relógio próximo à Casa da Cultura ganhará novo revestimento e reparos na engrenagem e maquinário; relógio de sol próximo ao Solar também será finalizado

O relógio localizado próximo à Casa da Cultura será revitalizado e voltará a funcionar em breve. Doado pelo Rotary Clube de Araras, ele foi inaugurado em 1963 pelo então prefeito Milton Severino.

Monumento que faz parte da memória histórica de Araras, o relógio ganhará novo revestimento em pastilhas de vidro, terá sua caixa restaurada e o visual remodelado com a troca dos números e instalação de nova iluminação interna.

Além disso, uma empresa especializada em relógios será contratada para trocar as engrenagens e fazer os reparos na máquina original; outra empresa vai realizar a manutenção do painel e da caixa do relógio, garantindo seu pleno funcionamento.

“Esse artefato não é mais produzido. Por isso, foi muito difícil encontrarmos empresas que fizessem reparos e manutenção no equipamento, já que o maquinário do relógio é muito antigo e contém peças que estão em desuso. Pedimos também a um artista plástico para que remodelasse o visual do painel, modernizando o relógio, que é um cartão postal da Praça Barão”, disse Alfredo Pires de Souza, coordenador do Orçamento Participativo.

A reforma do relógio da Praça é também uma demanda indicada nas reuniões do Orçamento Participativo da região central. A entrega da revitalização está prevista para os próximos 40 dias.

O relógio foi projetado na época pelo professor e artista plástico Antônio de Souza Rodini, mais conhecido como Toninho Rodini. Pintor, escultor, arquiteto, escritor e cantor, ele criou em 1978 o Saap (Salão Ararense de Artes Plásticas) e também foi autor do design de outros monumentos históricos de Araras, como o do Centenário de Araras e o Cruzeiro localizado na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, entre outros.

Relógios de Sol e do Sesquicentenário
Outro monumento que será revitalizado e finalizado em breve é o relógio de sol localizado ao lado do Solar “Benedita Nogueira”, no Calçadão “Monsenhor Quércia”.

Quando o local foi revitalizado em 2012, o relógio foi transferido para um canteiro próximo ao monumento em homenagem aos imigrantes, na Rua 7 de Setembro. Dentro de um mês, serão marcados os números no mostrador e instalado o gnômon, espécie de haste triangular que possibilita a projeção da sombra.
O relógio digital inaugurado em 2012, em comemoração aos 150 anos de fundação de Araras, também será reformado e transferido para próximo do playground do Lago Municipal.

“Decidimos colocar o relógio nesse local para que ele ficasse mais visível à população. Dessa maneira, os munícipes que estiverem caminhando no Lago e as mães que levarem seus filhos para brincar poderão conferir a hora certa, o calendário e a temperatura ambiente”, disse Alfredo.

Horácio Busolin Júnior /Secom