A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 24/01/2014 às 16:36
Cras da zona leste passa a funcionar no CEU segunda-feira
Novas instalações irão oferecer mais comodidade e melhor acolhimento à população

A partir de segunda-feira (27), o Cras da zona leste passa a funcionar nas novas instalações do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “José Olavo Paganotti”, inaugurado no último domingo (19), na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1.

No local, são oferecidos serviços gratuitos e acolhimento social à população. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O Cras atende atualmente 2.665 famílias da região leste, cadastradas nos programas sociais oferecidos pelo Município de Araras, pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal como: Ação Jovem, Renda Cidadã, Renda Cidadã do Idoso, Bolsa Família, BPC (Beneficio de Prestação Continuada) e PAF (Programa de Atendimento Familiar), além dos serviços do Plantão Social, que atende pedidos de cestas básicas emergenciais, óculos, fraldas, taxa de sepultamento, além do encaminhamentos de casos a rede de proteção social.

Além disso, no local serão realizadas reuniões e atendimentos dos grupos de convivência e fortalecimento dos vínculos; e grupos da lei de adoção. Todos os programas oferecidos têm por missão garantir aos integrantes a promoção humana e a ascensão social.

 Inclusão digital

Visando garantir inclusão digital à população, um telecentro também foi instalado no CEU, em uma sala equipada com 12 computadores. No local, serão realizados cursos gratuitos de informática e de capacitação profissional.

As aulas começam em breve e serão destinadas prioritariamente aos jovens do Programa “Ação Jovem” e às mães do Programa “Renda Cidadã”.

Para a secretária de Ação e Inclusão Social Regina Helena Costa Piccolini, o novo espaço vai possibilitar atividades integradas entre as Secretarias de Educação; Ação Cultural e Cidadania; e Esportes, Lazer e Atividades Motoras.

“Enquanto as mães são atendidas no Cras, os filhos podem aproveitar o espaço do CEU para participar de atividades culturais e esportivas, oferecidas na biblioteca, cineteatro, quadra e pista de skate. O novo Cras tem espaço amplo e salas de reuniões com condições de oferecer atendimento modelo na região”, frisou.

O Centro de Artes e Esportes Unificados conta também salas multiuso, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

A biblioteca está aberta aos munícipes de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já a pista de skate e a quadra poliesportiva coberta ficarão abertas diariamente, das 7h às 22h – o horário se estende também para o uso dos equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

O que é o Cras?

O Cras é uma unidade de proteção básica que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais no seu território de abrangência, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

É por meio do Cras que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência de desigualdades sociais e a importância da presença de politicas sociais que reduzam essas desigualdades.

 

Horácio Busolin Júnior /Secom