Araras é destaque mais uma vez na região. Agora, a evidência é em relação ao trabalho desenvolvido pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que garantiu ao município o título regional de 1º lugar em empregabilidade.
A afirmação é da diretora regional da Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo) Maria José, que recebe semanalmente os dados dos 14 PATs que fazem parte do Centro Regional de Piracicaba.
Nos últimos três meses, segundo ela, Araras conquistou o primeiro lugar na comparação com os Postos de Atendimento ao Trabalhador das outras cidades.
“Todas as sextas-feiras, o Centro Regional de Piracicaba recebe as vagas abertas e fechadas nos PATs da região. Em Araras, as vagas abertas de emprego acabam sendo preenchidas em grandes proporções”, detalhou ela, que esteve na cidade no último domingo (15), para participar da entrega de certificados aos alunos dos cursos de capacitação oferecidos gratuitamente no Centro de Turismo.
De acordo com o supervisor do PAT do município Valdir Aparecido Zorel, isso acontece devido a metodologia aplicada em Araras.
“Ao recebermos as vagas em aberto, analisamos os currículos, convocamos os candidatos e encaminhamos apenas as pessoas que possivelmente preencherão a vaga. Assim, as chances de recolocarmos um candidato no mercado de trabalho aumenta bastante”, explicou Zorel.
Durante o mês de setembro, por exemplo, foram abertas 207 vagas e preenchidas 159; já em outubro, foram 192 abertas e 182 preenchidas, com preponderância - nos dois meses - para área industrial.
Em novembro, foram abertas 245 vagas e preenchidas 138 vagas - boa parte destinada à área comercial, em decorrência das vagas de fim de ano.
“Os dados positivos também estão relacionados à preocupação do Governo de Araras em qualificar os munícipes. Adotamos uma política em que, por meio de conversa com empresários da cidade, é possível identificar as principais necessidades e assim introduzir cursos gratuitos que suprirão essas demandas”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias.
Para os interessados em se cadastrar e participar dos processos seletivos do PAT, há dois postos de atendimento na cidade. Um deles fica no CAM “Antonio Casadei”, no Belvedere, e funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira; o outro, no CAM “Guerino Bertolini”, no José Ometto, e atende das 9h às 16h.
Serviços:
PAT Belvedere
CAM “Antonio Casadei”
Avenida Zurita, 681
Telefones: 3544-8538 e 3544-8544
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
PAT Zona Leste
CAM “Guerino Bertolini”
Avenida Irineu Carroci, José Ometto 2
Telefone: 3507-0555
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Luciana Cândido/Secom