A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 18/11/2013 às 12:39
Chuvas intensas reforçam a importância das obras do PAC
Próxima etapa das obras envolve troca de pontes e intervenções nos pontos de alagamento; devido à chuva de domingo, limpeza foi intensificada na Marginal

Acabar com os problemas de alagamentos em pontos críticos da cidade. Esse é o objetivo das obras de macrodrenagem urbana realizadas pelo Município de Araras, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

A importância destas obras fica ainda mais evidente em épocas de chuvas intensas, como o temporal registrado no último domingo (17), que causou transtornos em alguns trechos.

A administração municipal trabalha para agilizar as obras, que vão resolver os problemas de alagamentos em Araras pelos próximos 30 anos. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Beloto, a troca das pontes deve começar em breve - as primeiras substituídas serão no Narciso Gomes e na Avenida Fábio da Silva Prado, próximo à Delegacia Participativa.

A obra envolve ainda a troca de outras 13 pontes, que terão as bases alargadas e alteadas, além de 3 km de alargamento e canalização dos ribeirões das Araras e das Furnas, e do Córrego do Facão. Em alguns pontos, o alargamento dos ribeirões chegará a 15 metros, praticamente dobrando a média atual que é de cerca de 7,5 metros.

Todo o projeto é baseado em estudos técnicos realizados sobre as bacias hidrográficas do município e visa principalmente resolver problemas de alagamentos em pontos críticos, como Avenida Ângelo Franzini (Avenida Limeira), cruzamento entre a Avenida José Severino Sobrinho e a Rua Bolívia (próximo ao Flat Lagoa Serena) e Avenida Dona Renata (Marginal), próximo ao Colégio COC.

“Realizamos na última semana a interligação dos reservatórios de retenção de água pluvial no Narciso Gomes. A próxima etapa será a troca das pontes e, em março de 2014, estão previstas intervenções em pontos próximos ao COC e ao Flat Lagoa Serena”, explicou Beloto.

Com profundidade que varia de 3m a 10m, os reservatórios servirão para diminuir o volume e a velocidade da vazão da água das chuvas, vinda de bairros como Narciso Gomes e Bosque de Versalles para o Córrego do Facão.

A canalização do Córrego do Facão, que foi finalizada na região da Vila São Jorge, segue agora paralela ao bairro Narciso Gomes, por dentro dos reservatórios. O projeto envolve ainda a construção de uma barragem, nas proximidades da Rodovia Anhanguera.
O investimento das obras do PAC vem do Orçamento Geral da União (OGU), a fundo perdido.

Limpeza nas marginais
A chuva do último domingo (17) ocasionou problemas em alguns trechos da Avenida Dona Renata (Marginal). Para retirar a lama acumulada, o Município de Araras, por meio da Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, intensificou os trabalhos de limpeza no local nesta segunda-feira (18).

Funcionários da pasta e também da Forty Construções e Engenharia, empresa contratada pela Prefeitura para realizar a limpeza urbana, estão utilizando máquinas e caminhões-pipa, adquiridos recentemente pelo Município, via ProVias, para agilizar os serviços.

“A limpeza será realizada em seis pontos críticos, onde ainda ocorrem alagamentos. O objetivo é terminar os serviços para liberar o fluxo das marginais”, afirmou a secretária Sandra Helena Orzari Milaré.

Os trabalhos acontecem em pontos próximos ao Colégio COC, Flat Lagoa Serena, Wal Mart, Lago Municipal, Posto Aquarius e Rodoviária Padre João Modesti. O trânsito permanece interditado em trechos próximos ao COC e ao Flat Lagoa Serena.

Os trabalhos de desassoreamento dos ribeirões e limpeza dos bueiros também foram intensificados para facilitar o escoamento da água, evitando mais transtornos.

De acordo com o Saema, choveu 42,9 mm no domingo.


Horácio Busolin Júnior/Secom