Araras dá mais um passo importante para garantir educação de qualidade e desenvolvimento pleno aos estudantes da rede municipal. Nesta sexta-feira (11), às 19h30, será lançado o Pacto Ararense pela Educação, compromisso educacional que envolve o Poder Público, a sociedade e as famílias.
A cerimônia será no Unar - Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson” e contará com palestra do jornalista Gilberto Dimenstein sobre educação integral.
O ensino integral é um dos principais pilares do Pacto Ararense pela Educação e já foi implantado em algumas escolas municipais de Araras, possibilitando que os alunos permaneçam de oito a nove horas diárias nas unidades, participando de atividades diferenciadas nas áreas de esporte, cultura, artes e lazer, além das disciplinas comuns e obrigatórias, tendo também o reforço escolar.
Dele também fazem parte as oficinas do programa “Mais Educação”, oferecidas desde 2010 em Araras, por meio de parceria com o Governo Federal.
Além de ampliar a educação integral, o Pacto visa facilitar o acesso da população a todos os níveis de ensino, beneficiando assim mais crianças, adolescentes e adultos de Araras.
Outdoors foram colocados em várias regiões da cidade para divulgar a iniciativa e incentivar a população a participar deste marco na educação ararense. A campanha de divulgação foi lançada em agosto, solicitando que todos os ararenses adotassem essa ideia; em setembro, a segunda etapa da ação reforçava o compromisso do Governo Municipal com as forças da sociedade, por meio dos dizeres “Araras unida pela Educação”.
Entenda os símbolos
A logomarca do Pacto Ararense pela Educação conta com três pontes, nas cores verde, vermelha e amarela. Elas representam a união da sociedade em torno da educação: poder público, sociedade civil organizada e a família. As três cabeças são frutos do conhecimento ofertado.
Já nas cores adotadas, o verde representa a esperança, o crescimento e a renovação que apenas a educação desperta; o vermelho, a energia, a paixão e a revolução pela educação e está no centro da logomarca, pois é a cor do amor que tudo deve permear.
Já o amarelo reforça a ideia de prosperidade e o despertar da criatividade que vem pela educação. Juntas, estas três cores promovem um ambiente quente, de calor e unidade. O azul, usado como base, representa o vínculo, a lealdade e o comprometimento de todos pela educação.
O termo “Pacto Ararense” trata-se de um programa de ações que envolvem toda comunidade local para sua efetivação. É da união de todos que proverá a educação e os resultados. Já a palavra “Educação” está na base representando a raiz, o princípio e o sustentáculo de toda transformação. É desta palavra que emerge o pacto e, por conseguinte, as pontes e seus frutos.
Uma das metas do Pacto é fazer com que o ensino integral envolva cada vez mais alunos em atividades de qualidade, que estimulam suas habilidades cognitivas, artísticas e esportivas.
“O Pacto Ararense pela Educação intensificará os projetos já realizados na cidade. Com o apoio da sociedade em geral, empresários e autoridades, poderemos elevar ainda mais a qualidade do ensino na rede municipal e assim oferecer desenvolvimento a nossas crianças e jovens”, disse a secretaria municipal de Educação, Elizabeth Carvalho Cilindri.
Palestra
Durante o lançamento do Pacto Ararense pela Educação, o jornalista e escritor Gilebrto Dimenstein ministrará palestra com o tema “Educação Integral para um Cidadão Integral”.
Conhecido pelos trabalhos desenvolvidos na área educacional, Dimenstein é criador da ONG “Cidade Escola Aprendiz” e especialista em educação, além de colunista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo, e comentarista da rádio CBN.
Para ele, o professor tem a missão de ensinar o aluno a ser protagonista do processo de absorção do conhecimento, sendo peça importante na construção do futuro cidadão.
“Empresários, autoridades religiosas, poder público e demais interessados estão convidados para este evento. Queremos que todos se comprometam com a educação ararense para que, juntos, possamos garantir o futuro das nossas crianças”, disse o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Atualmente, a rede municipal atende a mais de 13 mil alunos, divididos em 36 unidades de ensino infantil, especial e fundamental, além de 1 polo presencial de ensino superior e do Centro de Educação e Formação Continuada “Professor Dirçon Kammer”/polo da UAB.
Luciana Cândido/Secom