A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 20/09/2013 às 12:13
Alunos começam a ser transferidos para reforma de creche e escola
Mudanças visam garantir estrutura adequada aos estudantes durante a realização das obras na Emei “Nona Catharina” e na Emeief “Ivan Inácio de Oliveira Zurita”

A Secretaria de Educação inicia a transferência de alunos de duas unidades municipais que passarão por reforma para oferecer estrutura mais adequada às crianças e adolescentes. As obras começam nos próximos dias.

Alunos que frequentam a Emei “Nona Catharina”, no José Ometto 1, passam a ter aulas em outras unidades da zona leste.

Na terça-feira (24), crianças de 1 ano e 6 meses a 1 ano e 11 meses serão transferidas para a Emei “Professor Paulo Roland Lordello”, no Jardim Itamaraty – os bebês que frequentam o berçário da unidade já estão sendo atendidos no CEI (Centro Educacional Infantil) “Luiz Henrique Borelli”, no Jardim Morumbi.

Alunos de 2 a 3 anos da Emei também serão transferidos para outra unidade da região – a Secretaria ainda está analisando qual a melhor escola para atendê-los e vai definir o local nos próximos dias.

A medida vai atingir também, a partir desta terça-feira, os alunos da Emeief “Ivan Inácio de Oliveira Zurita”, conhecida como Escola do Campo, que funciona no bairro rural Elihu Root.

Todos os estudantes da unidade serão transferidos para o prédio 2 do Unar – Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”, que fica às margens da Avenida Roberto Lacerda de Oliveira, com acesso pela Avenida Dona Renata (Marginal).

Algumas salas do local foram alugadas pela Prefeitura para atender aos alunos da Escola do Campo. Eles serão transportados normalmente pelos ônibus escolares, que passam nos pontos da zona rural e terão como destino final o Unar.

“Fizemos um estudo para verificar quais as melhores alternativas para atender a estes alunos, durante a reforma das unidades onde eles estão matriculados. Eles terão aulas com seus próprios professores, que seguirão normalmente com o planejamento de matérias, sem prejuízo aos estudantes”, explica a secretária Elizabeth Carvalho Cilindri.
 

Melhorias

A reforma da Emei “Nona Catharina” envolve manutenção completa no telhado, forro, sistemas elétrico, hidráulico e de combate a incêndio, além da substituição de janelas e otimização do layout interno, com ampliação e divisão das salas, conforme a necessidade da escola.

O investimento previsto é de cerca de R$ 1 milhão e vai contar com recursos próprios da Prefeitura e verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Além disso, a unidade terá ainda sistema de aquecimento solar, que será instalado por meio do programa de eficiência energética da Elektro, sem custo para a Prefeitura de Araras.

O sistema de aquecimento solar é composto por dois elementos: os coletores solares (placas de captação implantadas no telhado) e o reservatório de água quente.

De acordo com a Elektro, quando houver uma sequência de dias nublados ou chuvosos, em que a energia gerada pelo aquecedor solar não for suficiente para esquentar a água necessária para o consumo diário, um aquecedor elétrico será acionado para suprir a demanda.
 

Nova escola

Já a Escola do Campo terá um novo prédio para atender aos alunos da zona rural. O projeto, que conta com investimento do Governo Federal no valor de R$ 3.382.455,78, sem contrapartida da Prefeitura, contempla a construção de 12 salas de aula, laboratório, sala de informática, biblioteca, sala de professores, sala multiuso, pátio coberto com palco e cozinha.

O novo prédio será construído em uma área de 2.942,00 m², onde hoje em dia fica o campo de futebol da Emeief.

Inaugurada em 2007, a Escola do Campo foi instalada em quatro salas adaptadas no prédio do antigo Centro Rural, construído em 1970. Sem estrutura adequada, o prédio oferecia riscos aos alunos e, por várias vezes, representantes da administração municipal foram ao MEC (Ministério da Educação), em Brasília, em busca de recursos para a construção de uma nova escola.

A previsão é que o novo prédio seja entregue até o final do primeiro semestre de 2014.


Como será feita a transferência dos alunos

Emei “Nona Catharina” (José Ometto): 150 crianças
- Berçário (crianças até 1 ano e 5 meses): CEI “Luiz Henrique Borelli” (Jardim Morumbi)
- Educação Infantil (1 ano e 6 meses a 2 anos): Emei “Professor Paulo Roland Lordello (Jd. Itamaraty)
- Educação Infantil (2 anos a 3 anos): local ainda está em análise

Emeief “Ivan Inácio de Oliveira Zurita” (Escola do Campo): 187 crianças
A partir desta terça-feira (24), todos os alunos passam a ter aulas no prédio 2 do Unar – Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”, que tem acesso pela Avenida Dona Renata (Marginal)

Secom/PMA