A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 28/08/2013 às 18:09
Provias: assinada aquisição de máquinas para intervenções viárias
Investimento de quase R$ 3 milhões garante aquisição de 15 máquinas, entre elas retroescavadeiras, caminhões basculantes e pás carregadeiras

A Prefeitura de Araras assinou na tarde desta quarta-feira (28) contrato com o Bndes (Banco Nacional do Desenvolvimento) para aquisição de maquinários, por meio do Provias (Programa de Intervenções Viárias). A operação financeira é realizada por meio do Banco do Brasil.

O investimento totaliza o valor de R$ 2.931.816,98 e será aplicado na compra de uma escavadeira, uma retroescavadeira, duas pás carregadeiras, uma carregadeira, dois caminhões basculantes (tipo toco, capacidade 6m³), dois caminhões-pipa, dois caminhões basculantes (tipo truck, capacidade 14m³), dois caminhões e duas caixas coletoras de resíduos domiciliares.

Participaram da assinatura do contrato o prefeito Nelson Dimas Brambilla, o gerente geral da agência do Banco do Brasil de Araras Augusto Costa de Oliveira Neto, o gerente de relacionamento de governo do Banco do Brasil Diógenes Pagliari; e os secretários municipais Marizeth Baghin Morandim (Fazenda), Celso Aparecido Canassa (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), Sandra Helena Orzari Milaré (Serviços Públicos Urbanos e Rurais), Rafael Faria (Comunicação Social e Institucional) e Eduardo de Moraes (Governo e Relações Institucionais) e o presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortela.

O maquinário será usado em intervenções realizadas em vias públicas, rodovias e estradas pertencentes ao município, entre outros serviços.

“Com assinatura deste contrato, o município renova a frota e passa ter equipamentos de qualidade. Eles serão usados pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, e de Serviços Públicos Urbanos e Rurais para realização de serviços importantes para cidade. A conclusão desse processo só foi possível porque estamos com o nosso precatório em dia. O Bndes exige vasta documentação para liberação do financiamento”, detalhou o prefeito.

O contrato é autorizado pela lei municipal nº 4.354, de 24 de setembro de 2010. Em seu discurso, Brambilla ainda agradeceu à equipe do Banco do Brasil pela conclusão do projeto iniciado há três anos.

“Finalizamos hoje o processo do Provias em Araras, onde conseguimos, com juros baixos, investir em máquinas para o município. Nós não tínhamos veículos preparados para a realização de alguns serviços para manter a cidade organizada e agora temos”, finalizou Brambilla.

Para o presidente da Câmara Municipal, a aquisição das máquinas supre uma necessidade antiga do município. “A assinatura do contrato garante uma série de melhorias para Araras. Com elas, será possível realizar trabalho de recuperação das estradas rurais, facilitando assim a agricultura da cidade”, disse Cortella.

Provias

O Provias oferece financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos utilizados exclusivamente para a execução de obras públicas de infraestrutura asfáltica.

Para que o programa seja executado nas cidades, é preciso cumprir etapas determinadas no contrato. Além de aprovação da Câmara Municipal, o processo envolve ainda abertura de licitação para contratação dos fornecedores, análise da documentação exigida pelo Bndes e, só após aprovação desses documentos, é que ocorre a assinatura do contrato – a Prefeitura de Araras já tinha cumprido todos estes requisitos, inclusive realizado licitação para a aquisição dos equipamentos.

Em seguida, o banco emite nota de faturamento aos fornecedores, ganhadores do processo licitatório realizado anteriormente. “Com esse aval do banco, os fornecedores faturam e em seguida entregam as máquinas”, finalizou o gerente geral do Banco do Brasil.

A previsão é que o processo seja concluído em 20 dias

Relação de bens adquiridos pela Prefeitura:

1 Escavadeira Case CX220B

1 Retroescavadeira JCB 3C

2 Pás Carregadeiras MF 96/2

1 Carregadeira Case W20E

2 Caminhões basculantes Iveco 170E22 (tipo toco, capacidade 6m³)

2 Caminhões pipas Iveco 170E22

2 Caminhões basculantes Iveco 170E22 ((tipo truck, capacidade 14m³)

2 Caminhão Iveco 170E22 – Chassi

2 Caixa Coletora Cronus de resíduos domiciliares

 

Luciana Cândido/Secom