Áreas degradadas receberam mudas de árvores nativas plantadas por funcionários do Departamento de Meio Ambiente de Araras, órgão ligado ao Saema (Serviço Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras, atendendo assim a um TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental), assinado junto a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), de Pirassununga, que não foi cumprido por administrações anteriores.
No total, foram plantadas 1.090 mudas em duas APPs (Áreas de Preservação Permanente), sendo uma no Jardim Tarumã (540 mudas) e outra no Jardim Haíse Maria (550 mudas).
No mês de junho, durante as atividades da Semana do Meio Ambiente, uma ação semelhante foi realizada numa APP próxima ao Unar (Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”). Na ocasião, foram plantadas 600 mudas.
“Nossa preocupação com a arborização urbana e com a recuperação de áreas degradadas é muito grande. Aos poucos, estamos vencendo essa batalha, pois é um compromisso que temos com a preservação do nosso meio ambiente”, disse Raul de Barros Winter, diretor do Departamento de Meio Ambiente.
Essas mudas foram doadas no início do ano pela Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) para serem destinadas à recuperação de áreas degradadas – no total, são 30 mil delas.
A doação foi feita como forma de compensação pela instalação da rede de transmissão, os chamados “linhões” de energia elétrica, que também atingirá áreas de preservação permanente do município.
A Copel venceu em 2010 o leilão realizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), na Bovespa, em São Paulo, e tem concessão para construir e operar novos empreendimentos de transmissão de energia, aumentando a disponibilidade de energia na região sudeste do país.
Ederaldo Poy/Secom