A programação da Conferência Municipal da Assistência Social, que acontece nesta quinta-feira (1º), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, terá debates sobre o tema “Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas (Sistema Único de Assistência Social)”, além de palestra e apresentações culturais.
A palestra será ministrada por Maria Aparecida Ribeiro Germek, diretora da Drads (Diretoria Regional de Assistência Social) de Piracicaba e acontece após a apresentação do coral da Avida (Associação para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência de Araras).
Composto por alunos, professores e integrantes da comunidade, o grupo cantará músicas como “Se pudesse” de autoria do maestro Ednelson da Silva, “A Cura” (Lulu Santos), “Força Estranha” (Caetano Veloso), “Sementes do Amanhã” (Luiz Gonzaga Júnior) e “Brincar de Viver” (Guilherme Arantes).
Já a outra apresentação está agendada para a tarde, com ginástica rítmica dos alunos da Osaf (Obra Salesiana de Apoio Fraterno).
A Conferência terá inicio às 8h, com recepção e credenciamento dos participantes. Em seguida, será feita a leitura e aprovação do regimento interno.
As plenárias temáticas dividirão o tema em seis eixos para facilitar o debate. São eles: Confinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do Suas: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios do Suas; e Regionalização.
A etapa municipal da Conferência, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, vai elencar propostas e eleger seis delegados titulares e seis suplentes para a fase estadual, que acontecerá em Atibaia, nos dias 1, 2 e 3 de outubro.
Já a Conferência Nacional acontece em Brasília, entre os dias 16 e 19 de dezembro.
A escolha dos delegados está prevista para as 15h, será paritária e seguirá a seguinte proporção: 50% de representantes da sociedade civil - entre eles, usuários dos Serviços de Assistência Social; trabalhadores do Suas; e entidades e organizações da assistência social - e 50% de representantes governamentais.
Programação da VIII Conferência Municipal de Assistência Social
8h - Recepção e credenciamento dos participantes
8h30 - Abertura
9h - Leitura e aprovação de regimento interno
9h15 - Apresentação cultural
9h30 - Palestra com o tema: “Gestão e Financiamento para a efetivação do SUAS”
10h - coffee break
10h30 - Plenárias temáticas sobre os 6 eixos orientadores
12h - Almoço
13h30 - Apresentação cultural
13h45 - Plenária final
15h- Eleição dos delegados e seus respectivos suplentes para a IX Conferência Estadual de Assistência Social
15h30 - Proclamação dos delegados e suplentes eleitos para a IX Conferência Estadual de Assistência Social
16h - Encerramento
Luciana Cândido/Secom