A Emef “Prof. Joel Job Fachini”, que fica no Jardim das Nações, participou do VIII Congresso da Rede Latino-americano "Pedagogia, Linguagem e Democracia", realizado este mês na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Rio Claro.
O destaque foi um projeto realizado na unidade, que utiliza livros paradidáticos nas aulas de ciências no ensino fundamental II.
Intitulado “Ensino de Ciências com Arte e Livros Paradidáticos”, o trabalho faz parte do Pibid (Programa Institucional de Bolsa e Iniciação Docente), realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
No Congresso, ele foi apresentado em forma de banner, com a colaboração da aluna de Química da Universidade Jéssica Gabriel, que desenvolveu as aulas utilizando livros paradidáticos.
Segundo a professora e supervisora do projeto na escola Lilia Cornélia Prado Thomaz, o Pibid em Araras é um programa que conta com a participação de estudantes de Biologia, Física e Química da UFSCar, e envolve aulas diferenciadas para os alunos da rede municipal.
Orientados pelo professor de física e responsável pelo programa na Universidade João Teles de Carvalho Neto, os universitários trabalham em conjunto com a professora na elaboração das aulas teóricas e práticas.“Esse é o terceiro do ano do projeto na escola e ele contribui para que os licenciados façam a articulação entre a teoria e a prática, necessárias à formação dos docentes, elevando assim a qualidade profissional do futuro professor”, detalhou.
As atividades são destinadas a alunos do ensino fundamental II, que compreende estudantes de 11 a 14 anos, que frequentam do 6º ao 9º ano. Aproximadamente 300 crianças já foram beneficiadas com o projeto na Emef “Prof. Joel Job Fachini”.
Ainda de acordo com Lilia, outros alunos da Universidade que desenvolvem o Pibid na escola participaram do Congresso – entre eles, Lucas Mendes, Priscilla Andrade e Daiane Buscariol.
Luciana Cândido/Secom