O “Dia de Mobilização Social”, realizado na manhã de domingo (9), na Praça “Jorge Assumpção”, no José Ometto 1, garantiu diversão e disponibilizou vários serviços da Prefeitura aos moradores da região leste.
Durante o evento, a população também teve a oportunidade de conhecer as obras da PEC - Praça do Esporte e da Cultura, agora denominada “Centro de Artes e Esportes Unificados”, que está sendo construída no local.
Utilizando equipamentos de segurança, os moradores da região participaram de visitas monitoradas à obra. No local, o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Dezotti Beloto e a sua equipe explicaram cada detalhe da construção, que deve ser finalizada até o final do ano.
O modelo que está sendo implantado na região leste terá 3 mil m² de área construída e recebe investimento de R$ 1.641.583,80 do Ministério da Cultura – sem contrapartida do Governo Municipal.
A praça contará com biblioteca, Cras (Centro de Referência em Assistência Social), centros de reunião, cineteatro/auditório com capacidade para acomodar 60 pessoas, telecentro, salas multiuso, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
“É importante lembrar que essa obra faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal e da revitalização da Praça “Jorge Assumpção”, que também é uma das principais reivindicações dos moradores da zona leste no Orçamento Participativo”, comentou Beloto.
A iniciativa faz parte ainda da programação de mobilização social promovida pela empresa Interação (Associação Interação para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social), que venceu o processo licitatório e é responsável em divulgar e envolver a comunidade no “Centro de Artes e Esportes Unificados”, atendendo à exigência do Governo Federal.
O local vai integrar atividades e serviços culturais; práticas esportivas e de lazer; formação e qualificação para o mercado de trabalho; serviços socioassistenciais; políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.
Os moradores aprovaram a iniciativa. “Sempre passava por aqui e tinha curiosidade de saber como estava a obra. Percebi que está bastante adiantada e será muito boa para nossa população, inclusive para nossas crianças, que vão ganhar mais uma quadra esportiva e pista de skate”, disse o auxiliar de produção, Carlos Alberto Aquino.
Além da visita monitorada, o “Dia de Mobilização Social” contou com várias outras atrações, como brinquedos para as crianças; rádio “Atitude” ao vivo, com Daniela Quevedo e entrevistas com moradores e lideranças dos bairros feitas pelo secretário municipal de Comunicação Social e Institucional, Rafael Faria; apresentação da Orquestra “Pé-de-Moleque” e do grupo Abadá Capoeira; apresentação de dança do grupo “Sementes da Fé” e shows musicais com Fernando, Danivaldo e Carlos.
“Fiquei muito contente. Eventos como esse têm que ser feitos sempre”, afirmou a dona-de-casa Bernadete Rocha Neris, que também aproveitou o “Dia de Mobilização Social” para fazer exames de sangue.
“Nem sempre temos tempo de cuidar da nossa saúde e quando acontece um evento como este, principalmente aos domingos, é uma ótima oportunidade”, reforçou.
Aproximando a Prefeitura da população
O prefeito Nelson Dimas Brambilla também ficou satisfeito com a participação popular e disse que o evento é mais uma forma de aproximar a Prefeitura dos moradores da zona leste.
“Trouxemos atrações culturais e brinquedos para as crianças, mas também vários serviços gratuitos e colocamos à disposição todo o nosso secretariado para esclarecer dúvidas da população”, disse o prefeito.
No local, foram montadas ainda algumas tendas com funcionários da Secretaria de Ação e Inclusão Social, que forneceram informações sobre “Bolsa Família”, Cadastro Único, PAF (Programa de Atendimento Familiar), Estágio Social, Programa Pró-profissionalizante e Programa Pró-alfabetização, além de orientação sobre o Cras e o Creas.
Na área da saúde, os funcionários esclareceram dúvidas sobre os serviços disponibilizados em Araras e ainda orientaram sobra a importância da participação da comunidade no combate à dengue.
A Secretaria de Ação Cultural e Cidadania também desenvolveu várias oficinas no local, como pintura facial e slackline. Já a Secretaria de Educação forneceu informações sobre as unidades de ensino, os programas desenvolvidos na área, como o “Mais Educação”, e também sobre passe escolar e vagas em creches.
O prefeito reforçou que o “Centro de Artes e Esportes Unificados” é uma das iniciativas que garantirão uma grande transformação na região leste. Entre elas, ele citou ainda o Centro de Atendimento “Guerino Bertoline”, que será entregue até o final do mês; o Centro de Divulgação, Formação e Realização de Eventos de Turismo, que está sendo finalizado na Praça Jorge Assumpção; e em breve a construção de mais moradias na região. “Tudo isso é para garantir melhor qualidade de vida para a nossa população”, completou Brambilla.
Silvio Domingos/Secom