A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 04/06/2013 às 16:21
CAEE “Ettore Zuntini” é um dos vencedores do Prêmio “Cidade das Árvores”
Projeto Horta, desdenvolvidos com alunos da unidade, visa a conscientização ambiental e estimula as percepções sensoriais

O CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) “Ettore Zuntini” é um dos vencedores do Prêmio “Cidade das Árvores” de Preservação Ambiental.

O Projeto Horta, realizado com alunos da unidade, foi selecionado pela comissão responsável pela avaliação dos inscritos para a 3ª edição do Prêmio. A escolha aconteceu dia 29 e, ao todo, 11 projetos ligados ao tema participaram da seleção.

A sessão solene de premiação acontece nesta quarta-feira (5), às 20h, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Além do CAEE, estudantes do CCA (Centro de Ciências Agrárias) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e a Appa (Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras) também foram premiados este ano.

O projeto desenvolvido por estudantes, professores e integrantes do CCA da UFSCar aconteceu na Escola Rural Emeief “Pinhalzinho”, com alunos entre 4 a 10 anos. Por meio de conversas, colagens e brincadeiras, a iniciativa procurou construir conhecimentos sobre o convívio das crianças com a fauna e a flora, e também sobre a destruição dos habitats naturais.

As atividades foram realizadas por Analucia Cerri, Carla Fernanda Batista, Izabel Cristina Battistuzzi Barbosa, Natália Seneda Martarello, Rodolfo Antonio Figueiredo e pelas professoras da Emeief Márcia Aparecida Cardoso da Cunha Fisher e Simone dos Santos Costa.

Desenvolvido com alunos portadores de múltiplas deficiências, o projeto Horta do CAEE visa a conscientização sobre o meio ambiente com estímulos como semear, regar, cultivar, colher e degustar os alimentos. As atividades possibilitam desenvolver a capacidade motora e a socialização dos alunos, além de estimular as percepções sensoriais.

A Appa apresentou atividades de conscientização e educação ambiental desenvolvidas nos anos de 2011 e 2012. Neste período, a associação promoveu mutirão de limpeza nas margens do Ribeirão das Furnas, trilha ecológica e concurso de desenho com escolas da cidade, e palestras de educação ambiental.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão composta por representante do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras), Haroldo Domingos Mazon; presidente do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) Wanderleim Geraldo Júnior; e pelo professor Manoel Baltasar Baptista da Costa. Os vereadores Marcelo de Oliveira e Anete Monteiro dos Santos Casagrande integram a comissão, representando a Câmara Municipal.

A premiação foi instituída pelo decreto legislativo n° 6, de 9 de setembro de 2009, de autoria do vereador Breno Cortella, atual presidente da Câmara. A proposta do prêmio é homenagear aqueles que se empenham na educação, conscientização, preservação, proteção e recuperação do meio ambiente de Araras.

Os três vencedores irão receber a medalha que simboliza o Prêmio “Cidade das Árvores”, que faz referência à árvore de espécie macaubeira, plantada na primeira “Festa das Árvores” em Araras, evento realizado em 7 de junho de 1902. Os demais projetos inscritos irão receber moção de congratulações da Câmara pelas ações desenvolvidas.

Secom/PMA
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal