Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas fizeram obras de contenção em uma voçoroca no Córrego Arary, no Jardim Haíse Maria. O serviço aconteceu no último domingo (2), na Rua Francisco Batista.
A chuva dos últimos dias agravou a erosão, que estava prestes a atingir uma adutora do Saema e poderia comprometer o abastecimento de água na região norte. “Foi preciso uma ação rápida para não comprometer a adultora e também o asfalto da via pública”, explicou o secretário Celso Aparecido Canassa.
O trabalho continuou nesta segunda-feira (3) com a colocação de pedras para contenção da erosão e também a preparação do local para a recolocação das aduelas.
“Essa ainda é uma medida paliativa, mas já está sendo elaborado um projeto para a implantação de um dissipador de energia para resolver de uma vez por todas o problema da voçoroca”, disse o secretário.
Ele enfatizou que o dissipador reduz a velocidade das águas pluviais e, consequentemente, o problema de erosão no local.
O secretário adiantou ainda que já foi realizado um levantamento de todas as voçorocas existentes no município, que irão receber intervenções da Prefeitura para evitar problemas futuros.
Uma das que já foi licitada e deve iniciar as obras nas próximas semanas é a do Córrego Pingo D’Água, na Avenida Orpheu Manente, entre o Parque Tiradentes e o José Ometto 2.
“A administração municipal está empenhada em resolver esses problemas. São situações que precisam destas intervenções, senão teremos danos cada vez maiores não só para população, mas também para infraestrutura da cidade”, finalizou.
Secom/PMA