A Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista se apresenta na Praça Barão de Araras no dia 26. O concerto é um dos destaques da programação cultural deste mês, que traz ainda atrações teatrais e musicais, além de tardes de recreação no Residencial “Arnaldo Mazon” e exposição de autos antigos.
A Jazz Sinfônica se apresentou na Praça Barão em fevereiro de 2012 e atraiu mais de 5 mil pessoas, que conferiram repertório repleto de jóias da música clássica, como Mozart, e releituras de temas do cinema antigo e moderno, além de canções brasileiras.
concerto marcou os 120 anos da Tribuna do Povo e também celebrou os 150 anos de fundação de Araras.
A Orquestra é comandada pelo maestro Agenor Ribeiro Neto, um veterano da música erudita e entusiasta da difusão da cultura na região. A Renovias patrocina a Orquestra Jazz Sinfônica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.
Residencial “Arnaldo Mazon”
Visando difundir ainda mais a cultura aos bairros, a Secretaria de Ação Cultural e Cidadania vai realizar ações no Residencial “Arnaldo Mazon”, construído por meio do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.
No dia 24, acontece o projeto Cine Clube Itinerante que trará sessão gratuita para as 368 famílias residentes no condomínio. Já no dia 25, acontece o evento “Tarde de Lazer e Cultura”, que contará com música, teatro e malabarismo, entre outras atividades.
Cinema e teatro
Em maio, o projeto Cine Clube traz a chamada “trilogia das cores”, com filmes produzidos pelo cineasta polonês Krzystof Kieslowski.
As sessão gratuitas acontecem às quartas-feiras, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, sempre às 20h. Os filmes são baseados nas cores da bandeira francesa e no slogan da revolução do país. O toque de Kieslowski está na sua representação das palavras liberdade, igualdade e fraternidade, e na forma como as cores contribuem para montar o ambiente psicológico da história.
Serão exibidos os filmes “A Liberdade é Azul”, “A Igualdade é Branca” e “A Fraternidade é Vermelha”.
O teatro também tem seu espaço na programação, com a apresentação de duas peças. Idealizada pela atrizes Larrissa Landdim e Carolina Cardinale, a peça “Quando você chegar” traz proposta inovadora de unir o debate com artes cênicas e problemáticas sociais. A essência do espetáculo, que será encenado dia 18, é provocar a reflexão sobre questões como bullying e abuso sexual.
Já no dia 25, a Cia. de Teatro “Os Marias”, de Pirassununga, apresenta a peça “Maria Peregrina”. O espetáculo faz parte do projeto Elo Cultural, intercâmbio cultural realizado entre as cidades de Araras, Leme, Pirassununga e Cosmópolis.
Ambos os espetáculos são gratuitos e acontecem no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
Exposição de autos antigos
Neste mês também acontece o tradicional Encontro de Autos Antigos. A 15ª edição do evento será realizada no dia 18 e contará exposição de carros, caminhões, motos e bicicletas na Praça Barão de Araras, a partir das 8h.
Os colecionadores que quiserem participar da exposição podem inscrever seu carro - desde que ele cumpra os requisitos solicitados pela organização do evento quanto à data de fabricação e outras especificidades – e doar 2kg de alimentos não-perecíveis.
O evento é promovido pelo Clube de Autos Antigos de Araras, com apoio da Prefeitura de Araras, da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo.
Clique aqui e confira a programação cultural de maio
Horácio Busolin Júnior/Secom