Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 17/05/2024 às 09:03
Saema adverte: Água de chuva não é esgoto
Problema se agrava em período de chuvas; saiba quais cuidados tomar para evitar entupimentos

 

 

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) alerta a população quanto aos problemas causados pela ligação da rede pluvial (provenientes de chuvas) na rede de esgoto, a prática além de irregular, afeta não só as residências, mas também comércios e indústrias. A tubulação da rede de esgoto é dimensionada para receber somente o esgoto doméstico e não tem capacidade para suportar o grande volume das águas de chuva.

O descarte irregular de água de chuva na rede de esgoto provoca entupimento, rompimento de tubulações e até mesmo retorno do esgoto para as residências, além de comprometer o tratamento do esgoto na ETE (Estação de Tratamento Esgoto), pois reduz a quantidade de matéria orgânica a ser consumida pelos micro-organismos.

As águas pluviais devem ser direcionadas para as sarjetas, de onde vão para os bueiros e seguem seu trajeto para rios, córregos e lagos, uma vez que essa água não necessita passar por tratamentos antes de retornar ao meio ambiente. O extravasamento de águas sem tratamento pode gerar contaminação, causando sérios problemas ao meio ambiente e à população em geral.

“É preciso interligar corretamente as tubulações para evitar os problemas, quando essa separação não é respeitada, a população é a maior prejudicada, pois o sistema deixa de operar com eficiência, além do prejuízo”, enfatizou Yeda Fernanda Borelli, chefe de Divisão de Coleta e Tratamento de Esgoto do Saema.

Saema solicita que a população verifique em seus imóveis se as ligações estão corretas e se necessário, fazer as correções para evitar problemas futuros. Vale salientar que o despejo das águas da chuva na rede de esgoto, é proibido por lei.

Comunicação/Saema