Publicado em: 14/05/2024 às 11:45
Maio Laranja: Educação realiza palestras sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Serviço Social Escolar estará nas escolas durante todo o mês de maio

O Serviço Social Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, realiza durante o mês de maio a campanha Maio Laranja de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde 2021, este período é regulamentado pela Lei 14.432 para tomada de ações efetivas contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

“Fazendo as palestras nas escolas nós temos um aumento da revelação espontânea, que é quando os alunos contam para os professores ou alguém da escola sobre o abuso sofrido. E aí podemos cuidar dessa criança”, explica a assistente social, Bianca Barbosa do Vale.

Além dos profissionais das escolas, a orientação é que as crianças e adolescentes falem com os pais, responsáveis ou algum adulto de confiança. “Nós da GCM também atuamos neste seguinte, principalmente com as câmeras de monitoramento que estão nas escolas”, disse o Classe Distinta Anderson, chefe de ensino da Guarda Civil Municipal.

Denuncie!

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, seis em cada dez vítimas de abuso sexual foram crianças de 0 a 13 anos em 2022, 86% dos casos acontecem com meninas e 72,2% na própria residência.

Para denunciar abusos contra crianças e adolescentes ligue 125 - Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca) – ou 100, telefone do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que encaminha o caso para o conselho tutelar mais próximo.