Publicado em: 16/07/2020 às 16:02
Araras chega a 1.020 casos confirmados de covid-19
Dados são atualizados diariamente pela Vigilância Epidemiológica de Araras e publicados nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura

Araras chegou a 1.020 casos confirmados de covid-19. Os dados são atualizados diariamente pela Vigilância Epidemiológica da cidade, órgão que integra a Secretaria Municipal de Saúde, e publicados nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Araras: site (www.araras.sp.gov.br), facebook (facebook.com/PrefeituraAraras) e instagram (@prefeituraararasoficial).

As estatísticas envolvem registros contabilizados desde o início da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), em março deste ano. De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira (16), entre os ararenses que testaram positivo, há 29 internados atualmente – oito deles na UTI e 21 na enfermaria covid, somando dados da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Unimed. Há ainda outras 11 pessoas internadas nos hospitais aguardando resultados de exames para diagnóstico do caso.

Araras registra 27 óbitos em decorrência da doença – no momento, há ainda uma outra morte suspeita em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde. O diagnóstico será fechado após a chegada do resultado do exame.

A Prefeitura de Araras está ampliando a testagem de pacientes suspeitos, de acordo com novo protocolo definido pela Secretaria da Saúde. Os exames serão destinados a pacientes sintomáticos (com sintomas suspeitos da covid-19), que passam por atendimento nas tendas sentinelas e se enquadram nos grupos prioritários definidos pela equipe da pasta – entre eles, profissionais da saúde e da segurança, idosos, cardiopatas, obesos, renais crônicos, imunodeprimidos, pessoas com doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças menores de dois anos e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias).

A única exceção de testagem de assintomáticos será para familiares de pacientes internados com covid-19 ou de familiares de pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença.

A avaliação dos casos é feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, responsável também pelo agendamento dos exames.

O novo coronavírus tem transmissão comunitária em Araras desde abril, ou seja, não é mais possível determinar como aconteceu o contágio dos pacientes.