Notícias / Meio Ambiente
Publicado em: 09/04/2019 às 13:30
Pássaros reabilitados pelo CRAS Pró-Arara são enviados para área de soltura
Ao todo, 13 aves passarão pela última etapa de recuperação antes de serem soltos na natureza, que compreende treinar o voo; ação é uma parceria do CRAS Araras com Instituto de Botucatu/SP
SecomAves foram transportadas à Botucatu/SP na manhã desta terça-feira (9)

 

Na manhã desta terça-feira (9), 13 pássaros de porte pequeno, que foram reabilitados pelas equipes do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara foram enviados para a última etapa de recuperação antes de serem soltos na natureza em uma área de responsabilidade do Instituto Floravida, no município de Botucatu/SP.

Entre as espécies estão: Pombas Asa Branca, Sabiás, Trinca-ferros, um casal de Coleirinhos e um Tico-tico Rei.

“Em um convênio que nós fazemos com o pessoal do outro CRAS, eles concordaram em trazer um tucano para ser treinado aqui, pois eles não têm esse espaço lá e nós temos. Então, eles levam os pequenos passarinhos para treinar voo por lá e serem soltos. É uma cooperação de dois Centros de Reabilitação para um melhor bem-estar dos animais”, explicou a veterinária responsável pelo CRAS Pró-Arara, Fernanda Senter Magajevski.

Além da soltura de aves e o acompanhamento destas em vida livre, o Instituto promove outras atividades. “Nós trabalhamos também com a questão da educação ambiental como uma das vertentes em todas as frentes de trabalho”, comentou Bruna Pereira Fernandes, auxiliar de coordenação na ONG e bióloga.

Para a viagem rumo à retomada da liberdade – que dura aproximadamente duas horas e meia – cuidados especiais são adotados para o bem-estar das aves.

“O transporte é feito em caixas pequenas, para eles não se debaterem muito e não se machucarem. As caixas são embaladas com papéis para eles sentirem menos estresses possível. Tudo é feito em um lugar refrigerado para maior comodidade e conforto”, comentou Fabiana Hencklein, bióloga do CRAS Pró-Arara.

SecomEntre as espécies estão: Pombas Asa Branca, Sabiás, Trinca-ferros, um casal de Coleirinhos e um Tico-tico Rei

 

Secom/Prefeitura de Araras