Publicado em: 07/02/2019 às 16:01
191 cobranças por descarte irregular de entulho são aplicadas em janeiro
Munícipes que não seguirem o cronograma estabelecido pela Prefeitura serão notificados e tarifados para a realização de serviço de limpeza extra

Secom

O entulho deve ser separado por tipo, em frente ao imóvel, da seguinte maneira: entulho de construção, resíduos vegetais e cata-treco

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informou que somente em janeiro deste ano foram aplicadas 191 guias de cobrança aos cidadãos que fizeram o descarte irregular de entulho em ruas e avenidas da cidade.

De acordo com a Secretaria, os munícipes que não seguirem o cronograma de postura de entulho estabelecido pela Administração Municipal, serão notificados e tarifados para a realização de serviço de limpeza extra, ou seja, a cobrança de preço público.

Os valores das cobranças são os seguintes: R$ 244,65 (retirada em dias permitidos, porém, ultrapassando o limite máximo de 3m³ de entulho por residência) ou de R$ 339,77 (retirada em dias não permitidos). As quantias foram atualizadas no Decreto Municipal Nº 6.452, de 10 de dezembro de 2018; no qual foi estabelecido o percentual de correção dos valores dos tributos e preços públicos municipais. A correção foi de 4,28%, considerando o IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado – Especial), a popular inflação. “A cidade é dividida em setores, e os moradores de cada um tem dias específicos para colocar entulho na rua. Quando há essa quebra de planejamento, a tarifa é aplicada”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Jânio Mariano Ré.

“As autuações são realizadas pelo setor de fiscalização da Prefeitura e por meio de denúncias repassadas pela Ouvidoria ou da própria população. Quem se sentir lesado pela punição, deve ir ao Ganha Tempo e recorrer a notificação, apresentando argumentos para o não pagamento. Após análise dos documentos, a sentença será julgada e terá o resultado favorável ou não ao munícipe”, disse a fiscal urbano, Sabrina Cruz.

Terrenos baldios

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, os donos de terrenos baldios são responsáveis pelos próprios espaços e, em caso de ocorrência de postura de entulho indevido, também serão autuados. “Conforme a lei será cobrada a mesma taxa do descarte irregular. Neste caso, nós orientamos aos donos dos terrenos que cerquem, construam muros, entre outros obstáculos para que ocorram problemas”, finalizou Sabrina.

Mais informações sobre o cronograma de coleta de entulho em Araras podem ser obtidas pelo telefone (19) 3542-1386.

Cronograma postura de entulho – 1º semestre 2019 (volume máximo 3m³)

SETOR 1

Bairros: Altos da Colina, Altos do Piratininga, Jardim Alto das Araras, Jardim Apolo, Jardim Boa Esperança, Jardim Esmeralda, Jardim Haise Maria, Jardim Itapuã, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Jardim Piratininga, Jardim Santa Rosa, Jardim São João, Jardim São Pedro, Jardim Tarumã, Parque das Árvores, Parque das Árvores, Parque Primavera, Pedras Preciosas, Vila Santo Antônio, Terras de Santa Elisa, Samantha III, Jardim Nova Europa, Jardim Milton Severino, Campos Verdes, Chácaras Aeroporto, Chácara Santo Antônio, Jardim do Lago, Jardim São Francisco, Residencial Morada do Sol, Residencial Santa Mônica.

Dias: 1 a 3 de março; 5 a 7 de abril; 3 a 5 de maio; e 31 de maio a 2 de junho

SETOR 2

Bairros: Centro (entre as marginais), Jardim Rollo, São Benedito, Vila Bressan, Vila Franzini, Vila Pastorello, Vila Queiroz, Chácara Shangrillá, Cambuí, Distrito Industrial I, II e III, Jardim Anhanguera, Jardim Belvedere, Jardim Cândida, Jardim Marabá, Jardim Maria Lúcia, Jardim Nova Araras, Jardim Nova Olinda, Jardim Novo Cândida, Jardim Santa Cruz, Jardim São Luiz, Jardim São Nicolau, Jardim Sobradinho, Jardim do Trevo, Parque Cidade Jardim, Parque Industrial, Parque Santa Cândida, Vila Bom Jesus, Vila Dona Rosa Zurita, Vila Michielin, Jardim Santa Catarina, Jardim 15 de Agosto, Narciso Gomes, Vila São Jorge, Jardim Rosana, Residencial Victório Corrocher, Residencial Arnaldo Mazon.

Dias: 8 a 10 de fevereiro; 8 a 10 de março; 12 a 14 de abril; 10 a 12 de maio; e 7 a 9 de junho

SETOR 3

Bairros: Bairro Campinho, Jardim 8 de Abril, Jardim Abolição, Jardim Bela Vista, Jardim Buzolin, Jardim Campestre, Jardim Araras I, Jardim Copacabana, Jardim das Flores, Jardim das Nações I e II, Jardim Dalla Costa, Jardim Dom Bosco, Jardim dos Ypês, Jardim Fátima, Jardim Flamboyant, Jardim Florença, Jardim Geny Mercatelli, Jardim Itália, Jardim Luiza Maria, Jardim Oswaldo Buzolin, Jardim Ouro Verde, Jardim Santa Efigênia, Jardim Santa Marta, Jardim Santo André, Jardim Universitário, Jardim Nova Suíça, Chácaras Maria Rosa, Bosque de Versalles, Vila Candinha, Vila Madalena de Canossa, Vila Rodini, Jardim Esplanada, Jardim Planalto, Jardim Bosque dos Ipês, Jardim Terras Nobres, Jardim Olivia Park.

Dias: 15 a 17 de fevereiro; 15 a 17 de março; 19 a 21 de abril; 17 a 19 de maio; e 14 a 16 de junho

SETOR 4

Bairros: Distrito Industrial IV, Jardim Celina, Jardim Costa Verde, Jardim Itamaraty, Jardim Morumbi, Jardim Tangará, Villa-Lobos, José Ometto I, II, III, IV e V, Jardim Miriam, Parque Dom Pedro, Parque Tiradentes, Residencial Warley Colombini, Residencial Jair Della Coletta, Residencial Portal do Sol, Jardim Terras de Carolina, Jardim Portal do Sol, Araras III

Dias: 22 a 24 de fevereiro; 22 a 24 de março; 26 a 28 de abril; 24 a 26 de maio; e 21 a 23 de junho