Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 08/06/2018 às 16:30
Ciclo de palestras sobre o Meio Ambiente: Emeief Antonia Marques Dahmen é a terceira instituição de ensino municipal a receber orientações
Palestras gratuitas ocorreram na manhã desta sexta-feira (8), com os temas “Resíduos Sólidos e Reciclagem” e “Consumo Consciente”

Numa iniciativa da Prefeitura de Araras, coordenada pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente), foi realizada nesta sexta-feira (8), na Emeief Antonia Marques Dahmen, a 4ª orientação do ciclo de palestras referente às comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a fim de ensinar e conscientizar os alunos sobre a preservação do nosso planeta.

As orientações se iniciaram às 7h50, com a temática intitulada “Resíduos Sólidos e Reciclagem”, ministrada pela interlocutora da Cooperativa de Reciclagem (Aterro Sanitário Municipal), Karina Pedro. Na sequência, iniciada às 9h30, foi realizada a palestra “Consumo Consciente”, com as orientadoras Fernanda Magajevski (médica veterinária do Proarara) e Fabiana Hencklein (bióloga do Proarara).

Na mesma semana de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, é também celebrado, nesta sexta (8), o Dia Mundial dos Oceanos – iniciativa dedicada à luta contra a poluição pelo plástico – e, por conta disso, a palestrante Fernanda Magajevski alerta os alunos sobre os danos causados aos animais marinhos. “Nessa palestra nós abordamos um assunto muito sério que é a poluição nos oceanos, que estão cheios de plástico e que, infelizmente, acabam matando os animais, pois os mesmos acham que aquilo é alimento. Então, o objetivo maior desse ciclo de palestras é alertar as crianças sobre o consumo consciente e que possamos reduzir a quantidade de lixo no planeta”, comenta ela.

A diretora da Emeief Antonia Marques Dahmen, Áurea Barreto, comenta a importância do envolvimento da instituição com as ações em prol do meio ambiente no município de Araras: “Todo esse trabalho tem como objetivo conscientizar nossos alunos que o nosso planeta precisa, urgentemente, de uma mudança. E essa mudança começa com a atitude de cada um. Por conta disso, nossa escola, junto aos responsáveis, professores, tem tomado uma postura de orientações referentes ao tema, sendo um bom exemplo para as crianças e adolescentes”.

O ciclo de palestras, direcionado aos alunos dos 6º ao 9º anos das Emeifes Ivan Ignácio de Oliveira Zurita (Escola do Campo), Professora Adalgisa Perin Balestro Franzini, Thereza Colette Ometto, Antonia Marques Dahmen, Professor Júlio Ridolfo e Professor Joel Job Fachini – com duração prevista de 45min e mais 15min de abertura da palavra para dúvidas e considerações dos estudantes – segue até o dia 15 de junho.

Além das palestras realizadas nas escolas municipais de Araras, os alunos do 8º ano das Emeiefs terão também a oportunidade de visitar o Instituto Estre, em Paulínia-SP, um dos parceiros da iniciativa, nos dias 13, 14, 15, 18, 19, 20 e 26 de junho.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-6704 (Serviços Públicos); 3543-8200 (Educação) e 35478806 / 35478794 (DMA)

 

Cronograma do ciclo de palestras

“Queimada Urbana” e “Resíduos Sólidos e Reciclagem”

Dia 13 de junho (quarta-feira), das 7h50 às 10h30

Local: Emeief Professor Joel Job Fachini

Responsáveis: Evelyn e Simone (Usina São João) e Karina e Junior (Aterro Sanitário)

 

“Interações Ecológicas e Uso do Solo” e “Queimada Urbana”

Dia 14 de junho (quinta-feira), das 7h50 às 9h30 e a tarde, às 14h

Local: Escolas Ivan Ignácio de Oliveira Zurita (palestra da manhã) e Professor Joel Job Fachini (palestra da tarde)

Responsáveis: Marcela e Ana (DMA) e Evelyn e Simone (Usina São João)

 

“Resíduos Sólidos e Reciclagem” e “Interações Ecológicas e Uso do Solo”

Dia 15 de junho (sexta-feira), das 8h30 às 10h30

Local: Professor Júlio Ridolfo

Responsáveis: Karina e Junior (Aterro Sanitário) e Marcela e Ana (DMA)

 

Clique aqui e veja o vídeo

Secom/Prefeitura de Araras