Publicado em: 08/03/2018 às 11:36
Em época de chuvas, equipes da Prefeitura agem rápido e fazem obras emergenciais e preventivas
Setor de Obras executou serviços de contenção e estancamento na represa do Córrego do Andrezinho, enquanto Defesa Civil agiu rápido em deslizamento de terra

Neste período do ano de chuvas frequentes, as equipes de vários setores da Prefeitura de Araras estão atentas quanto a fatos ocasionados pela natureza. Nesta semana ocorreram dois casos em que a Administração Municipal agiu rápido e impediu problemas maiores.

A chuva forte desta quarta-feira (7) provocou um pequeno deslizamento de terras à noite, na Avenida Dona Renata (Marginal), próximo ao Posto JP. As equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros agiram rápido, a situação foi controlada e nada de grave ocorreu, pois a lama foi removida e o trânsito foi liberado em poucos minutos.

Na represa do Córrego do Andrezinho as chuvas voltaram a castigar a ponte que passa pela Avenida Goffredo da Silva Telles, mas o time da Secretaria Municipal de Obras também agiu com rapidez e executou serviços preventivos de contenção e estancamento no extravasor da represa. Se esses serviços preventivos não tivessem sido feitos até quarta-feira (7), os estragos seriam maiores, em virtude da forte chuva que caiu na cidade na noite do mesmo dia.

Aquela ponte apresenta problemas há vários anos, desde quando o Córrego do Andrezinho foi represado na década passada, perto do Jardim Ouro Verde. No ano passado a Prefeitura precisou eliminar um grande formigueiro no canteiro central da avenida, mas provavelmente esse foi um dos motivos para o asfalto voltar a ceder nos últimos dias.

Ciente de que o local necessita de uma obra definitiva, a Prefeitura já enviou solicitação junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão gestor dos recursos hídricos do governo estadual, para poder atuar naquela represa, pois trata-se de uma Área de Preservação Ambiental.

Além dessas duas situações envolvendo fatos da natureza, o Departamento Municipal de Trânsito também executou um serviço relativamente simples nesta semana, mas preventivo de grande importância. Foram reforçadas as sinalizações horizontal e vertical na Rua Brasília, região central, para impedir que motoristas entrem na contramão de direção e evitar acidentes.

Quem dirige pela Rua Brasília e chega no cruzamento com a Rua Antonio de Castro, não pode virar à direita, que é contramão. A única opção é virar à esquerda, sentido Avenida Dona Renata. A sinalização no local foi reforçada nesta quarta-feira (7).

Clique aqui e veja vídeo dos serviços emergenciais.